Bráulio Tavares

Bráulio Tavares nasceu em 1950 na cidade de Campina Grande e mora no Rio de Janeiro desde 1982. É escritor, poeta, compositor, pesquisador de ficção científica e literatura fantástica, colunista de jornal e escreve roteiro para shows, cinema e televisão.

Começou a escrever influenciado pelo pai, que foi jornalista e poeta, com vários poemas e sonetos publicados. Com a idade de oito anos já havia produzido alguns sonetos, nunca publicados.

Teve vários livros de poesias e ficção-científica editados, entre eles "Cabeça elétrica coração acústico" e "Casa das crianças", em 1981. Participou em 1988 do projeto "O escritor na cidade", pelo Departamento Nacional do Livro da Biblioteca Nacional, que percorreu 14 estados e 85 cidades, durante dois anos, fazendo shows, palestras e lançamentos de seus livros e discos, ao lado do também escritor e músico Tharcísio Rocha.

Com forte influência da literatura de cordel, escreveu a peça "Folias Guanabaras", espetáculo dirigido por Ivaldo Bertazzo com o Corpo de Dança da Maré e a participação da atriz Rosi Campos e do cantor e compositor Seu Jorge (ex-Farofa Carioca). Publicou "Contando estórias em versos" (Editora 34 Letras), sobre a literatura de cordel, ordenada com uma oficina de cordel ministrada em escolas do primeiro grau na cidade de São Paulo, além de livros independentes,, em vários gêneros, tais como ensaio, poesia, contos, ficção científica, romance, cordel e infantil.

Livros:

-A Invenção do Mundo pelo Deus-Curumim
Inspirado em mitos indígenas sobre a criação do mundo, o livro reconta um mito indígena brasileiro que fala sobre a criação do mundo. Estrelas, folhas, grãos de areia, tudo surgiu dentro de um coco e a linguagem poética de Bráulio dá vida até às próprias letras que aparecem como personagens. Com suas ilustrações, o consagrado Fernando Vilela foi econômico nas cores e vigoroso nos traços – letras e flechas se misturam, formando um emaranhado de figuras dançarinas.

-ABC de Ariano Suassuna
O livro foi lançado dentro das comemorações pela passagem dos 80 anos desse escritor. Inspirado nos ABCs da literatura de cordel, o autor mostra o universo de Ariano Suassuna, aí incluindo teatro, prosa, poesia, ensaio, ensino, aula-espetáculo e a sua atuação na política cultura do país.

-A Espinha Dorsal da Memória;
-A Máquina Voadora;
-Anjo Exterminador;
-Freud e o Estranho;
-Contos Fantásticos no Labirinto de Borges;
-Páginas de Sombra;
-Balada do Andarilho Ramón e outros textos;
-Sai do meio que lá vem o filósofo;
-O homem artificial;
-Folhetos de cordel e livros de poemas, entre eles A Pedra do Meio-Dia, ou Artur e Isadora, O homem artificial e Os martelos de Trupizupe.

Contatos do autor
http://mundofantasmo.blogspot.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

^