Rosa Godoy

A professora Rosa Maria Godoy Silveira tem Graduação em História pela Universidade de São Paulo (1971), Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1974), Especialização em Relações Internacionais pela Universidade de Nice (França- 1974-1975), doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1981) e Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (1986).

Atualmente, é professora colaboradora dos Programas de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Federal de Pernambuco, e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas/Área de Concentração em Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba, onde ministra disciplinas, realiza pesquisas e orienta Dissertações e Teses.

Rosa Maria Godoy também preside a ONG Coletivo de Cultura e Educação Meio do Mundo. Membro dos Conselhos Editoriais da Revista Saeculum (História - UFPB) e da Revista eletrônica Ártemis. Linhas de Pesquisa: Poder e relações sociais no Norte e Nordeste (UFPE); Ensino de História e Saberes Históricos (UFPB- História) e Democracia, Cultura e Educação em Direitos Humanos (UFPB - Direitos Humanos). A pesquisadora desenvolve, sobretudo, projetos relacionados a Cultura Histórica, Historiografia e Ensino de História e Cultura Histórica e Educação em Direitos Humanos.

Livros:

-O Regionalismo Nordestino
O livro aborda o processo da crise do espaço regional então chamado Norte (hoje Nordeste) na segunda metade do século XIX, durante o império brasileiro. O enfoque se concentra na região açucareira das províncias de Pernambuco e Paraíba. Aponta como foi configurado este território e como se produziu esta crise, com a perda de seu poder político, a nível nacional, durante o processo de modernização do país, em que emerge uma outra hegemonia: a dos cafeicultores escravistas fluminenses. Neste processo, é analisada a atuação do Estado imperial em suas relações com a região Norte.

-Marcas do Tempo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

^