Gonzaga Rodrigues

Nascido em 21 de junho de 1933, em Alagoa Nova, Luiz Gonzaga Rodrigues dedica cerca de 50 anos à prática diária do jornalismo. Ele já passou pelos principais jornais da Paraíba e exerceu diversas funções dentro das redações. Ele deleita os paraibanos com suas crônicas desde 1970, sendo que milita na imprensa há 58 anos, onde iniciou suas atividades como revisor. Fez seus primeiros estudos em Campina Grande. Não terminou o antigo ensino ginasial, mas se fez letrado com muito leitura. Como ele próprio diz: "Ler era o que eu gostava de fazer. Li muito a partir dos 15 anos: todos os principais clássicos brasileiros. Foi o que me deu toda essa visão que eu tenho. Os livros foram a minha universidade."

Em sua carreira de escritor, o paraibano escreveu vários livros. Além de ter ocupado os mais importantes cargos em jornais paraibanos, o autodidata Gonzaga Rodrigues é um proeminente jornalista de todos os tempos na Paraíba e membro da Academia Paraibana de Letras. Numa militância diuturna desde 1951, mudou as concepções do jornalismo do Estado que, diante da fecunda percepção deste extraordinário profissional, se enquadrou nas novas diretrizes impostas pela contemporaneidade." Luís Gonzaga Rodrigues é uma legenda no jornalismo paraibano. E isso foi lembrado por todos os que o saudaram na bela solenidade de outorga do título de Doutor Honoris Causa da UFPB.

Livros:

-Retrato de Vida
Nesse livro, que foi lançado na Academia Paraibana de Letras, o escritor Gonzaga Rodrigues faz uma homenageia seu pai. A obra também reúne algumas crônicas que foram escritas em diferentes períodos de sua carreira.

-Café Alvear
A obra, escrita em 2003, relembra as conversas políticas e culturais das décadas de 60 a 70, no Ponto dos Cem Réis, no Centro de João Pessoa. No local, era de costume os pessoenses dedicarem tempo aos assuntos que dominavam o cenário político da época.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

^