Wellington Aguiar

Wellington Aguiar formou-se em Direito pela Faculdade Nacional do Rio de Janeiro e em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba, foi promotor de Justiça, procurador do Tribunal de Contas, professor aposentado da UFPB, foi presidente da Academia Paraibana de Letras e membro do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano. É autor de oito livros, entre eles “Cidade de João Pessoa – A Memória do Tempo”, “João Pessoa, o Reformador”, “A Velha Paraíba nas Páginas de Jornais”, “Um Radical Republicano”, “O Passageiro do Dia”, todos sobre a história da Paraíba e de João Pessoa. Durante anos publicou suas crônicas nos principais jornas de João Pessoa. Participou de inúmeras antologias sobre a história da Paraíba. Fez, para o Governo do Estado, a atualização ortográfica do livro “A Paraíba e seus Problemas”, de José Américo de Almeida.

-Livro:

-Dona Joaquina, As Normalistas e Outros Textos:
Publicado pela Editora Idéia e com 324 páginas, a obra traz mais de cem textos e revela detalhes da história paraibana pouco conhecidos pelo público. No capítulo “Uma mulher valorosa”, Wellington Aguiar ressalta a coragem de Dona Joaquina, esposa do herói paraibano Félix Antonio Ferreira de Albuquerque, que liderou as tropas paraibanas naquela que seria a “maior batalha da Confederação do Equador, que aconteceu em Itabaiana”. O bravo comandante, que lutava contra a dominação imperial, foi assassinado com requintes de crueldade. A esposa não perdoaria o crime e traçou diversos planos para vingar o marido.
Em outro episódio, o autor ressalta o papel das normalistas, as alunas da Escola Normal de João Pessoa, em 1930, e a atitude corajosa dessas moças, quando se rebelaram e foram às ruas em defesa do Presidente João Pessoa. Elas defendiam uma Paraíba renascida, livre do coronelismo e da oligarquia que tanto atrasaram a terra delas.
Os outros capítulos trazem ainda textos pitorescos sobre personagens paraibanos, como Branca Dias, que teria sido queimada durante a Inquisição; o frade franciscano José Jesus Maria Lopes e seu crime por amor; o jovem idealista Peregrino de Carvalho e a revolta de 1817 e outros. A obra discorre também sobre nomes como Getúlio Vargas, Josué de Castro, Paulo Pontes, Virgínius da Gama e Melo, Alcides Carneiro, Adalberto Barreto, Agassiz Almeida, W.J.Solha, Sérgio Castro Pinto, entre outros que considera “homens de valor”.


Um comentário:

  1. você é uma pessoa de gabarito enorme,não combina com sua postura difamatória e anti-educacional.pois educação você não tem.voê ao insultar alguém,pode ferir quem está ao redor,por isso pense duas vezes antes de chingar alguém,pois não faz o mal que ele não volta para você.tenho pena de você por você ser um velho rabugento que pensa que é alguém,e você mesmo sabe oque você é,um velho que não teve amor materno,muito menos familiar.e oque você pensa que sabe de história,você não sabe nada.velho caduco.nem uma surra vale apena dar em você,pois Deus já tem teus dias contados,uma pena seu Deus ser outro,e chegando lá queime eternamente.Thiago MOURA

    ResponderExcluir

^