Inaldo Soares

Formado em engenharia, Inaldo Soares de Araújo é paraibano de Campina Grande. Formado em engenharia, a partir de 1980 partiu em busca da arca perdida com as músicas do ídolo. Foram 30 anos de pesquisas, mais oito para terminar o livro.

Mas foi aos 10 anos que o menino Inaldo escutou um “Tirurururiruri bop-be-bop-be-bop” pela primeira vez. É o tipo de coisa que realmente não esquece. A mistura de chiclete com banana e sua grande confusão cantada com fervor, animação e a forma única de Jackson do Pandeiro o fascinou. Era década de 1960 e as canções daquele músico paraibano tocavam no antigo programa de rádio Forró de Zé Lagoa, conduzido por Rosil Cavalcanti, uma espécie de 'novela das oito' na época. Vinte anos depois o interesse pueril já havia amadurecido, e, com 13 LPs de Jackson, Inaldo já era considerado por amigos como um colecionador.

Livro:

-A Musicalidade de Jackson do Pandeiro:
O autor foge de qualquer rótulo que o encaixe como biógrafo. “A vida dele já está muito bem escrita”, diz. O livro faz um resgate biográfico rápido, para situar o leitor menos íntimo. Mas o diferencial deste trabalho é uma profunda pesquisa em relação à discografia. O livro é o resultado de uma pesquisa que começou no ano de 1980, na qual o autor faz uma abordagem de toda a carreira discográfica de Jackson e traz sua discografia completa, principais compositores, fotos de capas e relatos das contracapas dos LPS e demais discos. Também excelentes fotos coloridas são apresentadas, trazendo ao público o que ainda não foi explorado por publicações anteriores. Foram catalogados 175 álbuns em 78 RPM, compactos e LPs. Ao todo são 433 músicas, algumas identificadas a partir de revistas especializadas da época como fazendo parte de discos, que nem chegaram a ser gravados. Entre elas, a marcha carnavalesca 'Mulher careca'. Inaldo destaca algumas curiosidades, como por exemplos: “pouca gente sabe, mas Jackson gravou até músicas infantis” ou “Pixinguinha fazia arranjos para ele, mas depois Jackson mudava tudo.” O livro traz também fotos inéditas, principais compositores e cópias dos encartes originais dos vinis.

Contato:
Fone: (11) 2267-1519 (São Paulo)


2 comentários:

  1. O referido livro poderá ser adquirido em todo o brasil na livraria Cultura.

    Inaldo Soares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Inaldo! estou tentando compra o livro mas não estou conseguindo você poderia entra em contato comigo? meu e-mail é rossiedson_nobre@hotmail.com

      fico no aguardo de sua resposta. grande abraço.

      Excluir

^