Fernando Abath

Fernando Antonio Abath Luna Cardoso Cananéa é pedagogo, mestre em educação, especialista em políticas públicas de cultura, produtor cultural e teatrólogo. Nasceu em João Pessoa (PB) e fez graduação em Pedagogia, Especialização em Educação Popular e Mestrado em Educação na UFPB. Está na UFPB desde 1978, atualmente desenvolvendo suas atividades como pedagogo no Centro de Educação-Laboratório de Estágio Supervisionado. Na UFPB foi Coordenador do Núcleo de Teatro Universitário, Coordenador de Extensão Cultural e Pró-Reitor Adjunto da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.

Na Prefeitura de Cabedelo (PB) foi Sub Secretário de Cultura e membro da Comissão de Incentivo à Cultura. Na Prefeitura de João Pessoa foi Presidente do Fundo Municipal de Cultura e Diretor do Departamento Cultural e diretor geral da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. No Governo do estado da Paraíba foi Secretário de Educação. É professor universitário em universidades privadas nas especializações em Gestão Educacional e Supervisão Escolar onde ministra disciplinas e orienta trabalhos acadêmicos.

Livro:

-O Mar e a Jangada - Política Cultural e Extensão Universitária:
O livro é direcionado a todos os que se interessam ou que atuam como agentes culturais, educadores em geral e arte-educadores. É o resultado de uma pesquisa realizada junto aos agentes de cultura da ONG Associação Artístico Cultural de Cabedelo, entidade que ajudou a criar em 1985, em Cabedelo, e que se tornou o objeto de análise científica sobre a construção de identidades culturais. Abath garante que, mesmo em pleno século XXI, com a globalização e uma sociedade conectada em rede, a cultura será sempre o elemento diferencial de uma nação e de seu povo. Suas diferentes identidades culturais devem ser fortalecidas para que essa diversidade possa caminhar para a construção de possibilidades interculturais entre os povos. “O trabalho que desenvolvo é exatamente esse de fortalecer a compreensão de que mesmo dentro de um processo globalizante podemos e devemos manter viva a nossa identidade”. E finaliza: “Eu mesmo me utilizo das redes sociais como elemento dessa construção. O fortalecimento dessa identidade se apropria também das novas tecnologias da informação e da comunicação”.

Outros Trabalhos:

-A Fortaleza: Livro/cartilha com conteúdos para o primeiro ano do ensino fundamental.
-Quarto de Pensão: (Teatro)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

^