Nivalson Miranda

O professor Nivalson Miranda nasceu em João Pessoa no ano de 1927. Aos três anos é levado pelos pais para morar em Recife onde permanecem por dez anos. Em 1940 regressam todos à Paraíba. Aos 23 anos, no início dos anos 50 já recebia convites para fazer capas de livros e outros trabalhos. Apesar disso, enveredou pelo mundo da ciência exata.

É formado em Bioquímica pela Universidade federal da Paraíba onde veio a se tornar docente até o dia em que resolveu se aposentar. É autor de importantes trabalhos de documentação histórica e geográfica regional e de âmbito nacional. Também é membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba (IHGP) e do Instituto de Genealogia e Heráldica. Tem trabalhos na área das artes plásticas em xilogravura, bico de pena e aguada, aquarela e pintura em painéis de azulejos vitrificados.

Já participou de várias exposições, entre elas exposição individual no IHGP, em 1973 na qual mostrou trabalhos em xilogravura explorando temas Heráldicos no domínio Holandês, período -1938; “Coletiva de Comemoração dos 150 anos de Independência do Brasil”, Xilogravuras – Recife (PE); Mostra de Heráldica Gentílica Brasileira e Heráldica Cívica IHGP”, em João Pessoa; Memória Arquitetural da Paraíba Setor de Referência da UFPB, 1987”; Heráldica de Domínio do Brasil Colonial e Heráldica Eclesiástica dos Bispos e Arcebispos Paraibanos”, apresentados na VI Semana de Estudos Heráldicos IBGE, em São Paulo (SP).

Entre os trabalhos do professor Nivalson também está incluso a criação do Brasão de Armas do 15º Batalhão de Infantaria de João Pessoa com o qual recebeu a Comenda de Amigo do Exército em 2000. Criou também as armas dos municípios Pedras de Fogo, Soledade, Jacaraú, Capim de Mamanguape, Lagoa, Monteiro, Duas Estradas e São José do Brejo do Cruz. Também a série de marcadores de textos (book mark) com o tema “Brasonamento do Nordeste Holandês 1638” – desenhos.

Livros:

- Areia e Seu Entorno
É seu primeiro livro e, nas suas duzentas páginas, reúne 87 desenhos feitos de bicos-de-pena (nanquim). Com uma impressionante riqueza de detalhes, esse artista destacou igrejas, mausoléus, engenhos, casas, sobrados e outros monumentos localizados no município de Areia e algumas cidades vizinhas, como Solânea/Arara (Santuário de Santa Fé) e Esperança (Igreja-Matriz).




Um comentário:

  1. Ola! Bom dia ou Boa noite ou Simplismente bBoa tarde:
    Bem! Mim chamo Severino Ramos dos Santos, mais deveria ser outro.
    desde 1956 eu não sei nada da minha vida e, estou escrevendo um livro que vai dá o que falar principalmente em João pessoa, Bayeux, Varze Nova e Santa Rita PB, querendo saber quem Eu sou. Escrevo este livro com perguntas e, querendo respostas, perguntas como, qual é o Meu Nome, onde nasce, onde fui Batizado, quantos anos tenho, quem pagou o meu sequestro, as pessoas que fizerão parte, por que mudarão o meu nome, quem quizer mim ajudar ligue, (11) 9116-7770 ou (11) 5626-6808 - São Paulo.

    ResponderExcluir

^