Francisco Serpa

Francisco de Assis di Lorenzo Serpa é professor e advogado com especialização em Segurança Pública. Trabalha como Delegado de Polícia em Pernambuco e escreve para o jornal “Correio de Notícia” e a revista “Timbaúba em Foco”. Natural de João Pessoa-PB, é poeta por vocação.

Na área do Magistério, lecionou nas Academias de Polícia Civil dos Estados da Paraíba e Pernambuco, como também na Escola Penitenciária da Paraíba. É admirador da literatura russa, em particular de Dostoievski. Na música, os seus grandes ídolos são Vinicius de Moraes, Chico Buarque e Raul Seixas. Na poesia podemos relacionar Cecília Meireles, Augusto dos Anjos, Fernando Pessoa, Thiago de Melo e Carlos Drummond.

Em sua obra é marcante a presença de Deus, bem como poemas críticos e de visão humanista.

Livro:

-Devaneios:
Neste seu primeiro livro, Francisco Serpa se utiliza da escrita para protestar e desabafar contra uma série de desmantelos e impunidades que acontecem ao nosso redor. Observando nosso país, o autor faz uma interpretação competente de seus conceitos pessoais e exige, indiretamente, uma tomada de consciência. A obra é fruto de sua vivência e experiência acumulada. Escrito numa linguagem clara e direta, ensina e torna bem transparente os seus objetivos, além de contribuir para uma reflexão de soluções. Pode ser analisado através de várias perspectivas, onde se destaca o balanceamento da prática e da crítica de um lado, e de outro os questionamentos marcados por sonhos, recordações, saudades ou desejos.

“Devaneios”, como não poderia deixar de ser, mescla versos fortes, como em “Brasil” e “Insensatez”; com suas recordações, como “Meu Bairro” (I e II) e “Bar da Fava”; sua fé inabalável, como em “Deus” e “Fé”; seus sentimentos, como em “Sede” e “Saudade”; e sua rotina e ambiente familiar, como em “Domingo” e os versinhos de suas duas filhas, que fecham este volume.

E concluindo, como bem disse o poeta Daniel de Anésio sobre esta obra: Serpa “Viaja por entre os sonhos/ Transcreve sua emoção/ Revela seus sentimentos/ Demonstra preocupação/ Das rimas faz melodia/ Do amor faz cantoria/ Que emerge do coração”.


Outros Trabalhos:
- Cartilha Paz Para Todos (uma orientação sobre segurança)
- Gerenciamento de Crises (monografia)

Contatos:
Email: falserpa@oi.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

^