Clemente Rosas

Clemente Rosas Ribeiro nasceu em João Pessoa, em 27/09/1940. Fez seus primeiros estudos nessa cidade, onde graduou-se em Direito, pós-graduando-se em Economia, em Recife.

Ainda no curso secundário, entrou em contato com o grupo de jovens poetas que veio a constituir a "Geração 59", tendo seus primeiros poemas publicados no "Correio das Artes", suplemento literário do jornal "A União".

Iniciou sua vida profissional na SUDENE, de onde foi demitido pelo Governo Militar no final de 1964, passando a atuar como consultor e executivo de empresas privadas e no Governo Estadual de Pernambuco.

Em 1986, anistiado, retornou à SUDENE, aposentando-se em 2001, como Procurador Geral da autarquia. Seus escritos têm sido veiculados em jornais do Recife, João Pessoa, Rio e São Paulo.

Livros:

-Lira dos Anos Dourados
O livro é dividido em tres partes: Amor Adolescente (1956-1958), Amores Juvenis (1959-1961) e Amor de Maturidade (1976). A primeira parte é bafejada por uma brisa levemente marcada por tristeza e saudade. A musa que ilumina esses versos é uma mulher vestida de sol que parece fugida de uma tela de Fra Angélico.

Na segunda parte do livro a musa é uma mulher bela, fonte de vida com ‘olhos da cor da noite’. Nesta parte a razão, as coisas mesquinhas, a materialidade do cotidiano brigam com a atmosfera de lirismo. Já na terceira parte, o verão, que sempre se manifesta auspicioso, desperta sentimentos positivos no poeta, estimulando-o a sentir-se esperançoso e otimista.

- Praia do Flamengo 132;
- Administração & Planejamento;
- Coco de Roda - Treze Ensaios Iluministas.

Contato do autor
clementerosas@terra.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário

^