+ Cultura

A cultura brasileira reflete os vários povos que constituem a demografia desse país sul-americano: indígenas, europeus, africanos, asiáticos, árabes etc. Como resultado da intensa miscigenação e convivência dos povos que participaram da formação do Brasil surgiu uma realidade cultural peculiar, que inclui aspectos das várias culturas.

Cultura pode ser definida como o conjunto formado pela linguagem, crenças, hábitos, pensamento e arte de um povo. Outra definição de cultura se refere mais estritamente às artes de caráter mais erudito: literatura, pintura, escultura, arquitetura e artes decorativas.

Formação da cultura brasileira
O substrato básico da cultura brasileira formou-se durante os séculos de colonização, quando ocorre a fusão primordial entre as culturas dos indígenas, dos europeus, especialmente portugueses, e dos escravos trazidos da África subsahariana. A partir do século XIX, a imigração de europeus não-portugueses e povos de outras culturas, como árabes e asiáticos, adicionou novos traços ao panorama cultural brasileiro. Também foi grande a influência dos grandes centros culturais do planeta, como a França, a Inglaterra  e, mais recentemente, dos Estados Unidos, países que exportam hábitos e produtos culturais para o resto do globo.

-
Os portugueses
-
Os indígenas
- Os africanos
- Os imigrantes

Um resumo da cultura de nosso país por região
Região Nordeste

Fanifestações Culturais
-
Folclore
- Carnaval
- São João
- Boi Bumbá (Festival folclórico de Parintins)
- Bumba Meu Boi (Festival folclórico do Maranhão)
- Cordel
- Cantigas de roda



Gostou deste site? Entre em contato e solicite um orçamento para seu projeto.

^