Humberto Mesquita

Humberto Navarro de Mesquita nasceu em Campina Grande(PB), e deu seus primeiros passos escolares no Liceu Paraibano, em João Pessoa, capital da Paraíba. Aos 16 anos de idade já era repórter esportivo da Rádio Arapuan, e, um ano depois, exercia o cargo de redator na Sport Press e na Rádio Tupi, no Rio de Janeiro(RJ). Dirigiu a Sucursal da Sport Press, em São Paulo(SP), tornando-se, posteriormente, redator da Rádio Bandeirantes, também da capital paulista. Na TV Excelsior(Canal 9), foi chefe de Reportagem do telejornalismo e produtor do programa “Advogado do Diabo”, apresentado por Osvaldo Sargentelli.

Na “Revista Realidade” escreveu vários artigos e reportagens principalmente sobre o cangaço, onde promoveu encontro de ex-cangaceiros com as figuras da volante que combateu o movimento bandoleiro dos sertões nordestinos. Nos Diários e Emissoras Associados foi diretor de Redação das rádios Tupi e Difusora, e, nos “Diários Associados”, dirigiu o rádio jornalismo, apresentando, na TV, juntamente com Almir Guimarães, o programa “Pinga Fogo”.

Participou da antológica “O Cruzeiro”, revista nacionalmente conhecida e dirigida por Arlindo Silva. Na TV Bandeirantes foi chefe de Reportagem dos “Titulares da Notícia” e apresentador do programa de debates “Xeque Mate”, além de editor chefe do SBT - Sistema Brasileiro de Televisão, onde apresentou igualmente o programa “Isto é Brasil”.

Foi o primeiro jornalista a mostrar para o Brasil uma praia com vocação para o naturismo,Tambaba, no litoral sul de João Pessoa, que, em função da repercussão do programa, transformou-se na primeira praia nordestina onde se pratica o naturismo. Foi o autor da famosa pergunta ao presidente João Batista Figueiredo que ensejou a resposta: “Abro e quem não quiser que eu abra, eu prendo e arrebento”. Outro grande feito jornalístico foi a entrevista que fez, em Cuba, em 1987, com Fidel Castro.

Realizou ainda muitas pesquisas em todo o Brasil, principalmente nos sertões do Nordeste, onde percorreu os caminhos por onde havia andado Lampião, o “Rei do Cangaço”.

Livros:

-Santa Brígida
O romance 'Santa Brígida' é um livro onde se mescla ficção e realidade, retratando o universo cultural da região nordestina, descrevendo o cangaço e o funcionamento de um engenho de cana de açúcar, onde seu personagem viveu a infância e a juventude, as feiras e a incipiente agricultura da região. A trama do livro gira em torno do personagem central Jorge Calixto, morador do Engenho Gavião que, depois de uma desilusão amorosa deixa o lugar e passa a ser vendedor de roupas, conhecido popularmente no Brasil como mascate. Após cometer um assassinato, durante uma discussão com um credor, passa a viver como andarilho perambulando pelos lugares mais simples dos sertões nordestinos. Em sua mente está claro que deve pagar por seu erro e acaba por assumir a postura de um líder messiânico. Sua fama começou a se espalhar e ele acaba chegando a Santa Brígida, cidade natal de Maria Bonita, situada no interior da Bahia. Com cabelos brancos e barbas longas, o povo o acolheu como se fosse um enviado de Deus. Resolveu então transformar a fisionomia do lugar imprimindo conceitos morais extremamente rígidos, proibindo o fumo, bebidas alcoólicas e os bailes que para ele eram responsáveis pela má conduta da população.



5 comentários:

  1. Após assistir 2 dos videos da extinta
    TV TUPI
    Gostaria de deixar um desafio ao jornalista
    Humberto Mesquita:
    'DEVOLVER AOS BRASILEIROS O DIREITO DE ASSISTIR
    UMA TV DE QUALIDADE, SEM NOTICIAS MAQUIADAS; É
    PODE PARECER PIADA O MEU DESAFIO MAS PARA UMA
    EMISSORA QUE JÁ SERVIU DE MODELO COM CERTEZA NÃO!
    E com certeza, com um bom projeto, vai ser fácil
    achar alguns investidores.
    Desde que HUMBERTO MESQUITA também acredite!
    Agora que tal o desafio?

    ResponderExcluir
  2. Meu caro anônimo. Jamais desejei o fim da TV Tupi, que foi uma verdadeira escola para a televisão brasileira. Hoje nós assistimos arremedos de TV, todas elas atreladas a interessses escusos. Aceito o seu desafio, mas precisams de investidores, e, é difil. encontrá-los porque a TV que nós queremos não é a que eles querem. Esatou disposto a lutar pela melhora dlo nível da televisão Brasileira. Hoje estamos desenvolvendo um projeto chamado www.ecovoxtv.com - Abraços - Humberto Mesquita.


    ResponderExcluir
  3. De: Jason
    Não é atoa que critico mesmo essa postura da Presidente Dilma com relação ao senador boliviano Roger Pinto Molina e com o diplomata brasileiro Eduardo Saboia (quem o ajudou a escapar das garras do crápula do Evo Morales)! Ao acobertar, isto é, fazer vistas grossas para quem realmente necessita de apoio e concordando com as atitudes estúpidas de governantes como: os irmãos Castro (Cuba), Evo Morales (Bolívia), o falecido Hugo Chávez e atualmente seu sucessor Nicolás Maduro (Venezuela), Raphael Correa (Equador) e tantos outros ditadores tiranos. Pois esses governantes agem pela prepotência, sem sequer medir as consequências e foi exatamente essa insensatez cometida durante a gestão do regime militar do Presidente João Batista Figueiredo - ao lacrar a TV TUPI, emissora de televisão pioneira do Brasil e da América Latina...
    Acredito que o ex-Presidente Militar João batista figueiredo já estava de marcação serrada em cima da TV TUPI e só estava aguardando o momento de governar o país para colocar o seu projeto maquiavélico em ação!

    ResponderExcluir
  4. Senhor Humberto Mesquita: Saberia me dizer se há em algum acervo, cópia do Programa da Semana - "Crimes Que Abalaram São Paulo", especificamente o que fala acerca de Nenê Romano (de sua autoria com Imagens de Fábio Silva e Isaías Neves) Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Por sorte temos uma TV. Só essa mostra o Brasil, nosso povo e valoriza a nossa cultura. Sempre é um banho de brasilidade e respeito ao nosso País. A TV Brasil que o ¨governo¨ desse paspalho quase nos tiro, é a única que tem a nossa cara. Ps: Quanto tempo não o vejo, Humberto. Sumiu por completo. Um abraço.

    ResponderExcluir

^