
Na “Revista Realidade” escreveu vários artigos e reportagens principalmente sobre o cangaço, onde promoveu encontro de ex-cangaceiros com as figuras da volante que combateu o movimento bandoleiro dos sertões nordestinos. Nos Diários e Emissoras Associados foi diretor de Redação das rádios Tupi e Difusora, e, nos “Diários Associados”, dirigiu o rádio jornalismo, apresentando, na TV, juntamente com Almir Guimarães, o programa “Pinga Fogo”.
Participou da antológica “O Cruzeiro”, revista nacionalmente conhecida e dirigida por Arlindo Silva. Na TV Bandeirantes foi chefe de Reportagem dos “Titulares da Notícia” e apresentador do programa de debates “Xeque Mate”, além de editor chefe do SBT - Sistema Brasileiro de Televisão, onde apresentou igualmente o programa “Isto é Brasil”.
Foi o primeiro jornalista a mostrar para o Brasil uma praia com vocação para o naturismo,Tambaba, no litoral sul de João Pessoa, que, em função da repercussão do programa, transformou-se na primeira praia nordestina onde se pratica o naturismo. Foi o autor da famosa pergunta ao presidente João Batista Figueiredo que ensejou a resposta: “Abro e quem não quiser que eu abra, eu prendo e arrebento”. Outro grande feito jornalístico foi a entrevista que fez, em Cuba, em 1987, com Fidel Castro.
Realizou ainda muitas pesquisas em todo o Brasil, principalmente nos sertões do Nordeste, onde percorreu os caminhos por onde havia andado Lampião, o “Rei do Cangaço”.
Livros:
-Santa Brígida
O romance 'Santa Brígida' é um livro onde se mescla ficção e realidade, retratando o universo cultural da região nordestina, descrevendo o cangaço e o funcionamento de um engenho de cana de açúcar, onde seu personagem viveu a infância e a juventude, as feiras e a incipiente agricultura da região. A trama do livro gira em torno do personagem central Jorge Calixto, morador do Engenho Gavião que, depois de uma desilusão amorosa deixa o lugar e passa a ser vendedor de roupas, conhecido popularmente no Brasil como mascate. Após cometer um assassinato, durante uma discussão com um credor, passa a viver como andarilho perambulando pelos lugares mais simples dos sertões nordestinos. Em sua mente está claro que deve pagar por seu erro e acaba por assumir a postura de um líder messiânico. Sua fama começou a se espalhar e ele acaba chegando a Santa Brígida, cidade natal de Maria Bonita, situada no interior da Bahia. Com cabelos brancos e barbas longas, o povo o acolheu como se fosse um enviado de Deus. Resolveu então transformar a fisionomia do lugar imprimindo conceitos morais extremamente rígidos, proibindo o fumo, bebidas alcoólicas e os bailes que para ele eram responsáveis pela má conduta da população.
Após assistir 2 dos videos da extinta
ResponderExcluirTV TUPI
Gostaria de deixar um desafio ao jornalista
Humberto Mesquita:
'DEVOLVER AOS BRASILEIROS O DIREITO DE ASSISTIR
UMA TV DE QUALIDADE, SEM NOTICIAS MAQUIADAS; É
PODE PARECER PIADA O MEU DESAFIO MAS PARA UMA
EMISSORA QUE JÁ SERVIU DE MODELO COM CERTEZA NÃO!
E com certeza, com um bom projeto, vai ser fácil
achar alguns investidores.
Desde que HUMBERTO MESQUITA também acredite!
Agora que tal o desafio?
Meu caro anônimo. Jamais desejei o fim da TV Tupi, que foi uma verdadeira escola para a televisão brasileira. Hoje nós assistimos arremedos de TV, todas elas atreladas a interessses escusos. Aceito o seu desafio, mas precisams de investidores, e, é difil. encontrá-los porque a TV que nós queremos não é a que eles querem. Esatou disposto a lutar pela melhora dlo nível da televisão Brasileira. Hoje estamos desenvolvendo um projeto chamado www.ecovoxtv.com - Abraços - Humberto Mesquita.
ResponderExcluirDe: Jason
ResponderExcluirNão é atoa que critico mesmo essa postura da Presidente Dilma com relação ao senador boliviano Roger Pinto Molina e com o diplomata brasileiro Eduardo Saboia (quem o ajudou a escapar das garras do crápula do Evo Morales)! Ao acobertar, isto é, fazer vistas grossas para quem realmente necessita de apoio e concordando com as atitudes estúpidas de governantes como: os irmãos Castro (Cuba), Evo Morales (Bolívia), o falecido Hugo Chávez e atualmente seu sucessor Nicolás Maduro (Venezuela), Raphael Correa (Equador) e tantos outros ditadores tiranos. Pois esses governantes agem pela prepotência, sem sequer medir as consequências e foi exatamente essa insensatez cometida durante a gestão do regime militar do Presidente João Batista Figueiredo - ao lacrar a TV TUPI, emissora de televisão pioneira do Brasil e da América Latina...
Acredito que o ex-Presidente Militar João batista figueiredo já estava de marcação serrada em cima da TV TUPI e só estava aguardando o momento de governar o país para colocar o seu projeto maquiavélico em ação!
Senhor Humberto Mesquita: Saberia me dizer se há em algum acervo, cópia do Programa da Semana - "Crimes Que Abalaram São Paulo", especificamente o que fala acerca de Nenê Romano (de sua autoria com Imagens de Fábio Silva e Isaías Neves) Muito obrigado.
ResponderExcluirPor sorte temos uma TV. Só essa mostra o Brasil, nosso povo e valoriza a nossa cultura. Sempre é um banho de brasilidade e respeito ao nosso País. A TV Brasil que o ¨governo¨ desse paspalho quase nos tiro, é a única que tem a nossa cara. Ps: Quanto tempo não o vejo, Humberto. Sumiu por completo. Um abraço.
ResponderExcluir