Oliveira de Panelas

Seu nome de batismo é Oliveira Francisco de Melo, mas seu nome artístico é Oliveira de Panelas. Pernambucano nascido no município de Panelas (PE), o repentista foi adotado pela Paraíba, onde reside há 30 anos e conquistou o título de cidadão pessoense e de cidadão campinense, além da medalha Augusto dos Anjos.

Com 45 anos de carreira, Oliveira de Panelas coleciona uma série de premiações e títulos que conferem ao artista a posição de um dos mais renomados e importantes representantes dos poetas repentistas no Brasil. A temática voltada para os problemas sociais do Nordeste, o romantismo com um tom lírico e o humor e entretenimento está registrado em 15 livros, 22 CDs e 11 LPs gravados individualmente e em dupla, resultado da parceria com artistas consagrados como Otacílio Batista, com quem cantou por 23 anos.

Participante de 298 festivais musicais, o repentista conquistou a primeira colocação por 185 vezes. Dono de uma voz forte e afinada e considerado um renovador da cantoria pelos temas modernos abordados e pela técnica usada na arte de fazer versos, o compositor encantou um público ilustre, formado por autoridades internacionais como o presidente de Cuba, Fidel Castro, além de várias personalidades do mundo artístico e social. Cantou para o papa João Paulo II, enquanto ele fez a sua segunda visita à Argentina. Também compartilhou os palcos com o cantor Roberto Carlos por nada menos que quatro vezes.

Com a experiência acumulada como presidente da Associação de Poetas Repentistas do Brasil, sediada em João Pessoa, como membro do Conselho de Cultura da Paraíba e membro da União Brasileira de Escritores de Recife (UBE), o repentista dá andamento a uma série de projetos. Estão previstos os lançamentos do documentário especial da arte da cantoria Nós: Nós mesmos, Nós na América Latina, Nós no Brasil, Nós no Nordeste, Nós no Sertão, Nós em Qualquer Lugar, com tradução de José de Sousa, PhD em Ciência e Tecnologia da Comunicação. O projeto Ópera Nordestina também deve ser lançado em breve.

Livros:

- O 13º Apóstolo
É o novo livro de Oliveira de Panelas, um dos maiores repentistas do Brasil (o 14º de sua carreira). A obra traz poemas, aforismos e textos livres. Segundo o autor, “esse é um livro onde me liberto para criar textos poéticos filosóficos, de uma filosofia de vida adquirida nas minhas caminhadas”.

-O Comandante do Planeta Médio
-Poesia Liberdade
-Poemas iluminados
-Poemas Alternativos
-Na Cadência do Martelo
-Dois Poetas do Povo e da Viola
-O Poeta Gozador
-Vida de José Lins do Rego
-Cordel – 2001 (Editora Edra);
-Um Tributo á Nossa Senhora
-Os Maristas na Bahia
-Cantando a História
-Os Irmão Maristas em Taguatinga
-O Legado de Uma Maria
-...E Deus Me Fez Cantador

Escreveu ainda vários cordéis, entre eles destacando-se:

* Nas Pegadas de Champagnat;
* Setenta Anos dos Maristas no Brasil;
* Quem Trabalha tem Direito;
* Gigante dos Pés de Barro;
* Lugar de Criança é na Escola;
* Estatutos da Criança e do Adolescente.

Tem nove livros inéditos e seis projetos em CD’s e DVD’s.

Contatos do autor
oliveiradepanelas.blogspot.com


Um comentário:

^