Joacil Pereira

JOACIL de Brito PEREIRA nasceu no dia 13 de fevereiro de 1923, na cidade de Caicó (RN). No início da década de 30, os seus pais se estabeleceram-se na capital da Paraíba. Aqui, Joacil fez o curso primário no Colégio José Bonifácio e iniciou o Ginasial no Lyceu, prosseguindo em Garanhuns (PE). Formou-se em Direito pela Faculdade do Recife, em 1950, sendo o orador oficial.

Especializou-se em alguns ramos do Direito: Público, Constitucional, Eleitoral, Administrativo, Fiscal e Penal..Especializou-se, também, em Finanças Públicas e Direito Judiciário Civil. Exerceu várias funções públicas, destacando-se: Secretário do Conselho Penitenciário, Redator de Anais e Debates da Assembléia Legislativa, Juiz do Tribunal de Justiça Desportiva da Paraíba, Secretário de Governo e Chefe da Casa Civil, no Governo Flávio Ribeiro. Foi professor-fundador da Escola de Engenharia da Paraíba, tendo lecionado Ciências das Finanças. Lecionou, ainda, na Faculdade de Ciências Econômicas e na Faculdade de Direito.

Ingressando na política partidária, elegeu-se Deputado Estadual, por duas vezes. Também exerceu o cargo de Deputado Federal por duas legislaturas. Afastado da política, retornou ao magistério, aposentando-se nesta função. É membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano e membro do Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica. Assumiu a Cadeira nº 17 da Academia Paraibana de Letras a 15 de dezembro de 1972.

Livros:

- Idealismo e Realismo na Obra de Maquiavel:
O livro traça um perfil de uma figura da Renascença, que se popularizou desde sua aparição e mantém o mesmo interesse, como objeto de controvérsias do pensamento contemporâneo: Niccolò Maquiavel. Aqui, o autor exarou um pensamento próprio em matéria tão debatida. Nas suas limitadas proporções, seu trabalho logrou uma categoria de ensaio, pelo método e pela densidade. Consultou todas as fontes e acabou distinguindo o que há de idealismo e realismo na doutrina de Maquiavel, invadindo um terreno que convida a dissertações, mas contendo sua tese num perfeito poder de síntese, em que nada se perde nem sobeja o supérfluo.

-José Américo de Almeida: A Saga de uma Vida:
O escritor propõe neste livro contar “a saga” da vida de José Américo de Almeida. Ele sabe que está lidando não apenas com a vida de um grande escritor e de um extraordinário político, mas também com uma “figura lendária e mítica”. É correto, assim, que se proponha a narrar não uma simples história, mas uma saga.

-Um Homem e o Destino:
Trata da estória de Francisco Cajuaba, um homem simples, que nunca viveu fora da lei, mas o destino lhe marcara para viver golpes cruéis. Ele chega para gozar da proteção dos Saldanhas. Veio do Ceará, com carta de recomendação mandada pelo Coronel José Guedes do Bú. Seu caso lhe era simpático. Caso de honra. A honra do sertanejo que só se lava com sangue. É uma narrativa triste, com todos os tons e entretons de tragédia, que se desenrolada nos sertões semibárbaros, no extremo oeste do Estado, zona fronteiriça da Paraíba com o Rio Grande do Norte.

-Temas de Direito e Temas Afins;
-A vida e o Tampo (Volumes I, II e III):
-Civismo e Ação Pública
-Mulheres Símbolos.

Contato:

blogdojoacil.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

^