Sergio de Castro Pinto

O poeta, professor e jornalista Sérgio Castro Pinto nasceu em João Pessoa, na Paraíba. É formado em Direito e exerce a docência de Literatura Brasileira na Universidade Federal da Paraíba – UFPB. O seu doutoramento ocorreu abordando temática alusiva a Manuel Bandeira e Mário Quintana. E hoje ocupa a cadeira de número 39 na Academia Paraibana de Letras, cujo patrono é o escritor José Lins do Rego.

Como poeta já participou de antologias poéticas publicadas em Portugal e Espanha. Nos Estados Unidos teve trechos do poema “Camões/Lampião” traduzidos por Fred Ellison, professor emérito da Universidade do Texas, e incluídos na coletânea “Camões Feast”. No Brasil participou de várias antologias como “Os cem melhores poetas brasileiros do século” e “Sincretismo: a poesia da geração 60”.

Sérgio de Castro Pinto também foi agraciado com prêmios em nível nacional e o mais recente deles foi o “Guilherme de Almeida”, promovido pela União Brasileira de Escritores, pela obra “Zôo imaginário”, considerada pela comissão julgadora o melhor livro de poesia do ano de 2005.
A sua poesia é bastante elogiada e obteve sucesso de crítica e público.

Livros:

-O Cristal dos Verões
Trata-se do mais novo livro do poeta Sergio de Castro Pinto, com o qual ele comemora 60 anos de idade e 40 de poesias. A obra reúne poemas escolhidos desde seu livro de estréia (Gestos Lúcidos) até o recente “Zôo Imaginário”.

-Gestos lúcidos, edições Sanhauá, 1967;
-
A ilha na ostra, edições Sanhauá, 1970;
-
Domicílio em trânsito, Civilização Brasileira, 1983;
-
O cerco da memória, UFPB, 1993;
-A quatro mãos, 1996 (poesias, com ilustração de Flávio Tavares);

-Longe daqui, aqui mesmo(tese de doutorado – Mário Quintana);
-Os paralelos insólitos, discurso de posse na APL.
-Zôo Imaginário


Nenhum comentário:

Postar um comentário

^