Dora Limeira

A autora é graduada e tem especialização em História pela Universidade Federal da Paraíba. "Ao longo da minha vida profissional, redigi textos de conteúdos técnicos e os publiquei em revistas especializadas locais e nacionais.

Também publiquei textos em jornais locais. Até então, os trabalhos eram pertinentes e restritos à minha área profissional", comenta. Sua primeira publicação foi o livro intitulado “Arquitetura de um Abandono”, lançado em maio de 2003.

Livro

-Os Gemidos da Rua
Nesta obra, a autora tenta trazer a lume realidades que, por se esconderem atrás do óbvio, pouco são percebidas. Sussurros de pessoas velhas, de doentes terminais, de pessoas desagasalhadas, palpitam nas páginas de Dôra Limeira. Através de suas histórias, ela possibilita que o leitor, imaginariamente, escute os ruídos do cotidiano, os gemidos das carências alimentares, os murmúrios do abandono e das necessidades sexuais e afetivas que perpassam cada linha de sua obra.

Para Dôra Limeira, todas as faltas de que sofre o ser humano, resulta na sobra de angústias. A sua obra parece estar sendo construída sobre estas pilastras. Não é por acaso que os seus três livros anteriores trazem estes títulos: 'Arquitetura de um Abandono' (2003), 'Preces e Orgasmos dos Desvalidos' (2005) e 'O Beijo de Deus' (2007). Tomar contato com a obra de Dôra Limeira é enfrentar as íntimas dores trazidas para a rua, muitas vezes resultando em tensões sociais.

-Preces e Orgasmos dos Desvalidos
O livro enfoca o ser humano em várias de suas facetas. O lado heróico, o lado covarde, a dominação, a submissão. "Enfoca, principalmente, a pessoa em estado de esvalimento: criança abandonada, velho desassistido, homem desempregado, mulher sozinha, jovem ou velha", relata a autora. O livro é organizado em três partes: Lágrimas, Vísceras e Músicas.

Lagrimas é a parte que focaliza o ser humano e sua relação com a sociedade; a segunda parte mostra o ser humano em relação consigo mesmo; e a terceira parte faz uma releitura de algumas músicas que estão na mídia; nessa terceira parte, o enfoque vai para letras de músicas de Roberto Carlos, Alcione, Francis Hime, Osvaldo Montenegro, entre outros.

Contatos do autor
doralimeira.blogspot.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário

^