Hildeberto Barbosa Filho

Hildeberto Barbosa Filho nasceu em 09 de outubro de 1954, na cidade de Aroeiras (PB). Poeta, crítico literário, professor e jornalista, bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Licenciou-se em Letras Clássicas e Vernáculas (UFPB); realizando ainda Especialização em Direito Penal, pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestrado e Doutorado em Literatura Brasileira, pela UFPB.
Professor de Legislação e Ética da UFPB nos cursos de Comunicação Social, Relações Públicas e Turismo, Hildeberto Barbosa Filho constantemente é convidado para participar em simpósios, congressos e seminários como palestrante e conferencista. Integra o quadro de sócios da API (Associação Paraibana de Imprensa) e da APL (Academia Paraibana de Letras), Academia Paraibana de Filosofia (APF) e Instituto Histórico e Geográfico do Cariri Paraibano (IHGCPB).

-Livros:

À Sombra do Soneto e Outros Poemas –
Décimo quinto livro de poesias do escritor paraibano, autor de outras dezenas de obras no campo do ensaio e da crítica literária. Como o próprio título já sugere, valoriza o lado sonetista do poeta, sem deixar de expor suas outras facetas poéticas e apontam e criticam valores, atitudes e circunstâncias objetivas. O livro retoma uma linha temática recorrente em sua poesia: o lirismo telúrico e existencial. “Tanto nos sonetos quanto nos poemas de forma fixa, permanecem a reescrita dos apelos oníricos e causticantes da terra de origem, com toda sua mitografia pessoal, e a sondagem das angústias subjetivas que demarcam a estrutura do ser”, diz o autor. Acrescenta que, neste livro, mais que em outros, tenta a forma fixa do soneto, assumindo um desafio em face de tradição lírica.


Um comentário:

  1. Hildeberto," vou por aí", vivendo a vida , cada vez mas convicto, que além de grande professor,crítico literário,jornalista e outros atributos, você é o escritor poeta da Comarca das Pedras, um verdadeiro artesão da palavra.

    ResponderExcluir

^