Zé Laurentino

Natural do Sítio Antas, Puxinanã/PB, de orígem rural, começou fazer versos aos 12 anos de idade. Estudou no Ginásio Comercial “Plínio Lemos”, onde demonstrou sua inclinação de líder, exercendo a atividade de representante de classe e presidente do Grêmio Estudantil. Foi eleito vereador em 1972, sendo o segundo mais votado. Nos palanques recitava, arrancando aplausos do público com um dos seus primeiros poemas: “Retorno à Casa Paterna” . Já exerceu a função de Presidente da Casa do Poeta Repentista de Campina Grande (Casa do Cantador) por mais de uma vez.

Foi desenvolvendo sua criação poética e não parou mais. De inteligência privilegiada, o poeta Zé Laurentino coloca-a serviço do seu povo, fazendo rir e tirando lições do acontecer cotidiano caipira, prendendo a atenção do público quando está declamando suas poesias matutas, cascateadas de caboclo humor.

Livros:

-Coletânea Poética de Zé Laurentino:
Nesta obra estão reunidos mais de 200 poemas escritos durante a vida desse paraibano. “É um resumo de tudo que senti, de tudo que vivi, as saudades, as tristezas e as emoções ainda contidas dentro desse velho peito”, sintetizou o poeta. Nas 416 páginas da Coletânea estão os poemas mais conhecidos de Zé Laurentino, como Eu, a cama e Nobelina, O mal se paga como o bem, Mudança de Chico Bento, Esmola pra São José, Matuto no futebol, entre outros, publicados anteriormente nos seus nove livros.

-Sertão, humor e Poesia [5 edições/1990];
-Meus Versos Feitos na Roça;
-Carta de Matuto;
-Na Cadeira do Dentista;
-Poesia do Sertão;
-Dois Poetas, Dois Cantares [Parceria Edvaldo Perico];
-A Grande História de Amor de Edmundo e Maria (Cordel);
-Poemas, Prosas e Glosas [1988]. (maria do socorro cardoso xavier)


7 comentários:

  1. meu sonho é conseguir uma poesia de Zé Laurentino "pra tudo é preciso peito"
    meu e-mail é : marquincle04@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. É um grande orgulho para nós Puxinanãenses, termos um poeta de grande porte carregando o nome de nossa querida cidade.

    Kerssia Marinho

    ResponderExcluir
  3. Zé Laurentino é o cara ;}

    ResponderExcluir
  4. mossosoro da silva recife pe14 de março de 2012 03:06

    ze laurentino adoro s trabalho .tão pouco divulgado .matuto no futebol é de +

    ResponderExcluir
  5. sou filho de puxinanã e sobrinho do poeta.
    e venho aqui deixar meus agradecimentos a esse puxinaense e paraibano.

    ResponderExcluir

^