João Câmara

O artista plástico paraibano João Câmara Filho nasceu em João Pessoa em 12/01/1944. Premiado nacional e internacionalmente, admirado por críticos como Ferreira Gullar e Frederico Morais, já participou de dezenas de salões de arte, bienais e realizou diversas exposições individuais pelo país e no exterior. A maior parte da sua obra é composta de pintura a óleo, mas tem um trabalho significativo em litografia. João Câmara tem uma obra pontuada por séries temáticas. A primeira e mais conhecida é Cenas da Vida Brasileira, tratando da vida política brasileira de 1930-1954 (dez painéis e cem litografias), de 1976. Outra série importante é Dez Casos de Amor e uma Pintura de Câmara, iniciada, em 1977, e concluída em 1983.
Seus quadros fazem parte de acervos de galerias e museus nacionais e estrangeiros, como o Museu do Estado de Pernambuco, o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, a Galeria Metropolitana de Arte do Recife, o Museu de Arte de Brasília, O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, o Museu de Arte de Toronto, no Canadá, entre outros. Atualmente reside em Olinda (PE).

-Livro:

-João Câmara - 18.250 dias –
O livro comemora os 50 anos de trabalho artístico de um dos mais importantes pintores brasileiros, com um longo e bem-humorado depoimento do artista sobre o desenvolvimento de sua arte. O volume, com 336 páginas, em edição de luxo e capa dura, reúne a obra completa do pintor, reconhecido nacional e internacionalmente por sua série Cenas da Vida Brasileira, de retratos pintados a óleo de grandes líderes políticos e também pelas litogravuras da série Dez Casos de Amor, além de obras recentes e outras produções inéditas. A obra é considerada pelo pintor como uma biografia parcial, porque se inicia na sua fase de formação na escola Belas Artes do Recife e não segue uma cronologia. Algumas coisas que são pintadas na juventude às vezes são retomadas na maturidade. O título, explica, é a divisão dos anos por dias, pois cada dia é um trabalho e cada trabalho é um dia e porque também é uma maneira de não se sentir tão velho.

-Contato:

-E-mail: contatos@joaocamara.com
-fone: (81) 3222-1563
-horário de agendamento: das 9:00 as 12:00 horas (de segunda a sexta)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

^