José Octávio de Arruda Melo

Aos 18 de março de 1940, nascia em João Pessoa José Octávio de Arruda Mello, filho do engenheiro agrônomo Arnaldo Vieira de Mello, funcionário público, e de dona Otília Vieira de Mello. O quarto filho do casal que teve sete, se tornaria um dos mais conceituados historiadores da Paraíba. Professor, escritor, José Octávio é um dinâmico e incansável pesquisador. Estudou e lecionou no Liceu Paraibano. Foi professor da UFPB e da antiga Universidade Autônoma, hoje Unipê. Há mais de 10 anos é professor da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande. Obteve o 1º lugar no concurso.

Foi aprovado em vários concursos para a UFPB, mas, perseguido pelo regime militar, seu ingresso nos quadros da Universidade Federal da Paraíba somente ocorreu em 1976, no reitorado de Linaldo Cavalcanti, após o aval do então chefe do SNI – Serviço Nacional Informação - e futuro presidente da República, general João Baptista de Figueiredo. Aposentou-se pela UFPB em 1995. Na Unipê ficou de 1971 a 1977, quando se afastou para fazer Mestrado no Recife. Retornou à faculdade em 1997. A trajetória vitoriosa do intelectual filho de seu Arnaldo e de dona Otília inclui ainda funções em todos os governos da Paraíba, desde os anos 60, na administração Pedro Gondim, até à presidência do Iphaep, no Governo Cássio Cunha Lima I.

A paixão por história despertou já nos verdes anos de sua vida, na escola primária, através da professora Tércia Bonavides. Ingressou no Liceu Paraibano, em 1957, e prosseguiu com as lições de história, através do mestre Aníbal Moura, segundo José Octávio, um formador de gerações. Na faculdade, concluiu Direito em 1963 e História em 1966, tendo como principais professores Afonso Pereira, Cláudio Santa Cruz, Fóscoli da Nóbrega, e Aníbal Moura.

José Octávio É membro da Academia Paraibana de Letras (APL) e ao longo de sua carreira, coleciona cerca de 50 livros publicados, incluindo participação em coletâneas. De sua autoria são cerca de 25 títulos.

Livros:

-Terra, Revisionismo e Cultura em Euclides da Cunha
O livro é dividido em quatro partes e procura dar mais detalhes sobre a vida e a obra desse outro grande escritor brasileiro. Na primeira parte, intitulada “A Questão da Terra em Canudos”, o autor discute a valorização do sertanejo. Na segunda, “O Profeta Territorial em Euclides da Cunha”, José Octávio aborda o conflito econômico, político, social, jurídico, religioso e militar vigente. A terceira parte, “Variações Euclidianas”, consta de artigos publicados na imprensa dedicados aos estudantes, nos quais o autor compara Euclides da Cunha ao paraibano João Lélis e Canudos com a cidade de Princesa Isabel. E na quarta e última parte, com “Ideólogos da República Velha”, o historiador situa Euclides da Cunha como um dos principais pensadores do Brasil anterior à Revolução de 30.

-Conflitos e Convergências nas Eleições Paraibanas de 1982, 2002 e 2006.
A obra, que é um estudo sobre três diferentes eleições na Paraíba, situa o voto da Capital no pleito de 1982, a questão da dissidência política em 2002 e as características das eleições em 2006.

-Paraíba das Origens à Urbanização
-História da Paraíba- Lutas e Resistência
-Armando Souto Maior: Um professor sempre Mestre (em parceria c/outros autores)
-História do Direito e da Política
-A Revolução Estatizada
-João Pessoa perante a História
-1964 – no Mundo, Brasil e Nordeste
-Tensão Social e Revolução na Paraíba
-História do Direito e da Política
-A Evolução da Capital Paraibana (um livro didático).

Contatos do autor

-telefone
-email:
-site
-blog:


3 comentários:

  1. Tive a honra de ser aluno do mestre José Otctavio. Grandes aulas, e boas risadas com sua maneira peculiar de contar "causos" pitorescos da vida politica da Paraíba e do Brasil. Hoje sou professor de história, e atuo em Natal/RN. Vendo a TV Senado, pude matar um pouco a saudade das aulas do mestre no documentário sobre a Cidade de Princesa, onde ele é um dos consultados sobre o tema. O mestre ainda está em plena forma, e tem muito ainda a oferecer.

    Valmir Lopes,

    Natal, 09 de janeiro de 2011

    ResponderExcluir
  2. A maneira como ele expõe as coisas é muito cativante. Não o conheço mas já o admiro.
    Marcos Araujo
    Vitória da Conquista, BA

    ResponderExcluir
  3. Como posso entrar em contato com ele? Quem souber por favor me localize no facebook: https://www.facebook.com/vhugopardot.

    ResponderExcluir

^