Cultura Nordestina

Cultura popular, como o próprio nome já diz, é a cultura do povo. É o resultado de uma interação contínua entre as pessoas pertencentes a determinadas regiões. Seu conteúdo é específico daquela localidade. Nasceu da adaptação do homem ao ambiente onde vive e abrange inúmeras áreas de conhecimento, aí incluídos suas crenças, artes, moral, leis, linguagem, idéias, hábitos, tradições, usos e costumes, etc. Esses conjuntos de práticas e tradições são expressados através de festas, mitos, lendas, crendices, costumes, danças, superstições e outras tantas formas de manifestações artísticas do povo desta região, como na alimentação, na linguagem, na religiosidade e na vestimenta por exemplos.

Saiba tudo sobre a Cultura Nordestina

Uma das maneiras que nosso povo tem para mostrar a sua cultura e tradição é através do artesanato. Os artesões são pessoas que fazem sua arte usando apenas as mãos e/ou instrumentos simples. Eles sabem aproveitar coisas velhas e transformá-las em lindas obras. Para isso eles se utilizam de vidros, latas, madeira, papelão, barro, estopa, etc.

A criatividade desses artistas da terra está estampada em inúmeros trabalhos. Como exemplos podemos citar: bordados, rendas de bilros, cerâmicas, pinturas, esculturas, estandartes, cabeças de coco, artefatos de cipó-canela, labirinto, produção de redes e mantas, crochês, balaios e outros tipos de cestos, talhas, vestuário e batik (tecido de algodão, trabalhado com cera, parafina e tinta concentrada, caracterizado pela temática nordestina), jóias, confecção de barcos e outros tipos de transporte, objetos de couro, de madeira, de lata, de barro, de sisal, de estopa, de palha, de metal e de osso, etc.

O artesanato e o artesão são encontrados em todos os Estados Nordestinos. Eles estão nas feiras livres, nos museus, nas galerias, em casas comerciais, mercados de artesanato e oficinas artesanais.

Eles sabem aproveitar coisas velhas e transformá-las em lindas obras. Para isso eles se utilizam de vidros, latas, madeira, papelão, barro, estopa, etc.

A criatividade desses artistas da terra está estampada em inúmeros trabalhos. Como exemplos podemos citar: bordados, rendas de bilros, cerâmicas, pinturas, esculturas, estandartes, cabeças de coco, artefatos de cipó-canela, labirinto, produção de redes e mantas, crochês, balaios e outros tipos de cestos, talhas, vestuário e batik (tecido de algodão, trabalhado com cera, parafina e tinta concentrada, caracterizado pela temática nordestina), jóias, confecção de barcos e outros tipos de transporte, objetos de couro, de madeira, de lata, de barro, de sisal, de estopa, de palha, de metal e de osso, etc.

O vastíssimo folclore regional também é uma outra forma de expressão popular que retrata nossa alma e nossa cultura. Ele dispõe de vários ritmos, danças e uma mistura de cores impressionante, sendo um dos mais ricos e variados do Brasil. Essas danças e folguedos as vezes estão ligados às comemorações religiosas. Cada festa popular tem seu calendário e características próprias. E cada cidade encontra um modo alegre e festivo de comemorá-las.

O Boi de reis, a nau catarineta, a lapinha, as festas juninas, as cantoria de violeiros, o coco-de-roda, a ciranda, a banda de pifes, a vaquejada, as quadrilhas, o pastoril, o serra-velho, o maracatu, o cavalo marinho, a literatura de cordel, o frevo e o joão redondo ou babau são exemplos dessas manifestações. Os gestos e xingamentos, apelidos, inscrições em caminhão, jogos infantis, brincadeiras, cantos, decoração, indumentária, usos e costumes, medicina popular (meisinha), etc. , são outros elementos folclóricos que correspondem ao dia-a-dia da população.

O folclore é um tipo de cultura que é expressada através de festas, mitos, lendas, crendices, costumes, danças, superstições e outras tantas formas de manifestações artísticas de um povo. Nosso folclore surgiu do povo nativo (indígena), do europeu colonizador e do negro escravo.

Dessa mistura nasceram histórias, personagens, danças, bem como podem ser percebidos na alimentação, na linguagem, religiosidade, vestimenta, etc. Muitas vezes são de origem de outras regiões, mas que, depois de aqui introduzidas, a população passou a se identificar com essas manifestações como sendo suas e a elas estão ligadas por razões históricas ou contato atual.

As feiras livres são organizadas e realizadas ao ar livre em logradouros previamente destinados para esse evento. Elas são chamadas de “Shopping Popular”, pois lá se pode comprar de tudo. Além dos produtos destinados à nossa alimentação como carnes, frutas, verduras, ovos, cereais, etc. também são encontrados:

- Artesanato caseiro e decorativo em madeira, couro, corda, palha,
metal, flandre, e estopa;
- Vestuário (calças, camisas, cuecas, calcinhas, bermudas, biquínis, indumentária típica como as de vaqueiro e tangerinos, por exemplo);
- Músicas dos cegos e cantadores de viola;
- Literatura de cordel, com suas fantasiosas sagas e acontecimentos da comunidade;
- Desafios de violeiros;
- Artigos de renda e bordados;
- Emboladores de coco;
- Repentistas;
- Barracas de comidas típicas de cada região, como: carne de bode guisada, carne de sol, cuscuz, macaxeira, tapioca, rapadura, etc., que são montadas nas vésperas e funcionam durante toda a noite que antecede a feira e durante a realização da mesma, no dia seguinte.
- Barracas de café, bolo, doces, cachaças, licores, batidas, vinhos e caipiroscas;
- Espetáculos circenses;
- Representantes de propaganda de remédios caseiros, raízes e cascas-de-pau, banhos de animais;
- Aparelhos elétricos (sons, CDs. Rádios, gravadores, aparelhos domésticos, etc.);
- Utensílios para viagem (malas, mochilas, etc.);
- Produtos de beleza (esmaltes, desodorantes, sabonetes, espelhos, alicates de unha, etc.);
- Material Escolar e de escritório (envelope, cadeiras, canetas, borrachas, cola, régua, cadernos, etc);
- Instrumentos de trabalho (fita elétrica, serrotes, martelos, pregos, chaves de fenda, alicates, etc.);
- Produtos culturais (CDs, fitas cassete, discos de vinil, xilogravuras, rtc);
- Ervas e garrafadas que prometem curar doenças;
- Imagens e retratos de santos de todos os tipos e para todas as necessidades (casar, pagar dívidas, etc.), onde não faltam as do “Padim Padre Ciço”.

Essa “harmoniosa confusão de sons, cheiros e cores” também representa direta ou indiretamente uma das expressões da cultura popular, pois nela também são expostos inúmeros trabalhos de nossos artistas anônimos, ligados à arte popular e ao folclore. É um verdadeiro mostruário da nossa cultura. A feira significa também festa, forró, fartura e farra. É o lugar de encontros com amigos e o resto da família.

A culinária também é uma forma de cultura. A nordestina descende da cozinha portuguesa e africana, além da influência indígena. Os índios comiam a carne de pequenos animais e aves que eles flechavam. O peixe era pescado em locais rasos.

Eles também se alimentavam de tubérculos, raízes e farinha. A farinha de mandioca, por sinal, para o nordestino, ocupa o mesmo lugar que o pão e o trigo em outras culturas. Ela é completamente obrigatória em muitos alimentos, ora engrossando os molhos, ora complementando o sabor das comidas.

Os portugueses trouxeram sua rica culinária e aproveitaram as novidades mais saborosas da comida indígena. Com a vinda dos negros africanos, que se utilizaram também dos produtos da terra, ficamos conhecendo sua gorda e variada culinária. Muitos pratos, quando não vieram da África, foram re-elaborados pelas mulheres escravas que trabalhavam em nossas cozinhas.

Atualmente temos comidas tradicionais que foram adaptadas aos recursos e ambientes locais, formando a variada culinária nordestina. São pratos de produtos do mar ou do sertão, que se aliam aos pratos tradicionais da várzea, da serra ou da mata. Tem de tudo para todos os gostos, do requintado ao simples.

Eis alguns exemplos: Ensopado de caranguejo, Buchada, Mocotó, Rabada,Carne de Sol, Mungunzá, Arroz de Leite, Arroz Doce, Tapioca, Coalhada, Picado ou Sarapatel, Cuscuz, Rubacão, Arrumadinho, Macaxeira, Baião de Dois, Canjica, Pamonha, Rapadura, nossa tradicional cachaça, etc. Nossa grande variedade de fruta e açúcar também inspira receitas de doces, licores, vinhos e batidas (aguardente com frutas).

E assim, “Sempre que se cante a uma criança uma cantiga de ninar; sempre que se use uma canção, uma adivinha, uma parlenda, uma rima de contar, no quarto das crianças ou na escola; sempre que ditos, provérbios, fábulas, estórias bobas e contos populares sejam reapresentados; sempre que, por hábito ou inclinação, a gente se entregue a cantos e danças, a jogos antigos, a folguedos, para marcar a passagem do ano e as festas usuais; sempre que uma mãe ensina a filha a costurar, tricotar, fiar, tecer, bordar, fazer uma coberta, trançar um cinto, assar uma torta à moda antiga; sempre que um profissional ensina a seu aprendiz o uso de instrumentos (...) aí veremos aspectos culturais em seu próprio domínio, sempre em ação, vivo e mutável, sempre pronto a agarrar e assimilar novos elementos em seu caminho”.


59 comentários:

  1. MuuiTooh Obriigadaa Poor TuuDoo

    Beeijoos

    ResponderExcluir
  2. mto legal a cultura nordestina,e é sempre bom conhecer mais da sua regiao,ass:livia de paula

    ResponderExcluir
  3. mto legal,a cultura nordestina é uma das mais belas do nosso pais!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  4. muito legal .foi essncial para a minha pesquisa.é sempre importante nós sabermos mais sobre a nossa cultura.e o mais legal q a cultura nordestina é uma das mais cinhecidas e seus estados não tanto !muito obrigadA

    ResponderExcluir
  5. Justamente o que estava procurando! O seu texto vai me ajudar bastante na elaboração e desenvolvimento do projeto pedagógico.

    ResponderExcluir
  6. Meuuu muitoo obrigada vc deu um trabalho sobre a cultura Nordestina pronto para miim!!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  7. OBRIGADO,
    POR TER ME AJUDADO COM MEU TRABALHO DE ESCOLA
    BIANCA

    ResponderExcluir
  8. Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii conhecer mas da cultura nordestina

    ResponderExcluir
  9. com a cultura Nordestina aprendir
    mais...Essa cultura é muitoo boa
    ass:Rosana Martins

    ResponderExcluir
  10. Valeu!
    você me deu o trabalho de Geografia pronto!Obrigado cara! você salvou minha pele!

    ResponderExcluir
  11. isso vai ficar demais no meu trabalho escolar , muitisimo obrigado

    ResponderExcluir
  12. Parabéns! Espetacular o conteúdo do trabalho e ainda mais arte nordestina, inspiradora, bela...
    Hamilton

    ResponderExcluir
  13. Vlw acho que com essas informações vou tirar 10 segunda no trabalho ;DD

    ResponderExcluir
  14. katarina nao t interessa21 de agosto de 2012 às 13:51

    parabens,a cultura nordestina e mesmo muito boa,mas so mais a minha ne vei?!!!!

    ResponderExcluir
  15. Meu trabalho ta todo aí valeu mesmo.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns! O texto expressa de forma clara a nossa cultura e vai ser de muita valia para meu estudo, tirarei desse texto o próximo tema de Nossa agremiação Junina. Obrigado

    ResponderExcluir
  17. Muito Obrigado, era td oq eu precisava para fazer o meu trabalho de filosofia.... mt obrigada e só para constar o meu nome é Debora Bueno e estudo na Escola Tales de Mileto

    ResponderExcluir
  18. Pow so falta isso pro meu trabalho escolar, muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  19. obg. acabei de saber oq fazer na minha redaçao depois de ler issoo tudoo. :*

    ResponderExcluir
  20. é sempre bom saber mais sobre a nossa cultura,gostei muito de ler e pretendo ler mais e mais,muito legal parabens!!!

    ResponderExcluir
  21. como a nossa cultura e riquisima...

    ResponderExcluir
  22. obrigado por mim ajuda no trabalho escolar.valeu nordeste

    ResponderExcluir
  23. to gostando mto deu uma força pro meu trabalho de geografia

    ResponderExcluir
  24. Muitooooooooo legall!!adoreii!

    ResponderExcluir
  25. to copiano tudo para o trabalho do colegio

    ResponderExcluir
  26. aprovem ae meu trabalho tenho que tira oitenta

    ResponderExcluir
  27. nossa acho que eu vou tirar um dez no trabalho com tanta informaçao!!

    ResponderExcluir
  28. adorei mi ajudou muito

    ResponderExcluir
  29. Adorei esse site ajudou muito para o trabalho da escola!

    ResponderExcluir
  30. muito legal esse texto me ajudou no meu trabalho de geografia e muito bom saber da cultura do nosso pais principalmente o nordeste

    ResponderExcluir
  31. hellen fernanda do carmo silva13 de agosto de 2013 às 10:52

    Adorei...Me ajudou bastante muito obrigadoo...Bjinhos e curtem aii..Ok?

    ResponderExcluir
  32. parabens super legal o texto

    ResponderExcluir
  33. vo tira deeeeeeeeeeeeeeeez

    ResponderExcluir
  34. Maravilhosa essa cultura já tinha um pouco de conhecimento, tive a oportunidade de presenciar isso. Foi otiimo me ajudou a crescer.

    ResponderExcluir
  35. vou ter que copiar tudo.legal

    ResponderExcluir
  36. Respostas
    1. somos dois entam gato..............................................

      Excluir
  37. Valew Tirei 10 no trabalho da escola!!

    ResponderExcluir
  38. Isso me ajudou mto mais ñ tanto...

    ResponderExcluir
  39. Olá!
    Sou um estudante da dança forró.
    Já faz algum tempo que venho procurando algum artigo ou estudo que fale sobre as características físicas do corpo do homem Nordestino, para mim o homem Nordestino tem uma estrutura física bem deferente do restante do Brasil, e um serie de fatores históricos, regionais e culturais cooperaram para isso. Mas eu não tenho referencias ou estudos que comprove ou que fale sobre este assunto.

    O que venha busca aqui neste e-mail é saber se você tem algo sobre este assunto ou se podem me dar um norte de onde eu possa procurar essas informações que descrevo acima.
    Fico no aguardo da resposta
    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  40. Gostei do site e da matéria dele me ajudou muito num trabalho de escola que vale muitos pontos demorei muito pra achar um site que fosse assim :D

    ResponderExcluir
  41. em vez de tratar como nossa cultura, tinha que tratar a cultura nordestina como cultura nordestina pois em algumas partes fica dificil a compreensao de que a parte se refere exclusivamente a cultura nordestina ou a cultura do pais em geral. Em textos como esse a clareza é importantissimo, se alguem de portugal ler esse texto ficara muito confuso

    ResponderExcluir
  42. olá pessoal!!!! eu sou um homão, estou soteiro e tenho wpp! m procurem!!!!!!

    ResponderExcluir
  43. Muito bem explicado a nossa cultura

    ResponderExcluir

^