A origem do Treze Futebo, Clube

Em 07/09/1925, um grupo de desportistas reuniu-se na residência de Antonio Fernandes Bioca, o introdutor do futebol na cidade serrana em 1913, onde foi lançada a idéia da criação de mais um time na cidade de Campina grande. Mas foi somente em outubro daquele ano, depois da terceira reunião, ficou acertado o nome daquele novo time. Nas reuniões anteriores havia divergências e nenhum nome sugerido recebia aceitação dos presentes.

Ocorre que nessa terceira reunião somente compareceram treze componentes, e o desportista José Casado, sugeriu o nome TREZE, em virtude de somente encontrarem-se treze pessoas presentes.

E o nome foi aceito por unanimidade. No livro de ata assinaram os fundadores Antonio Fernandes Bioca, aclamado como presidente interino; secretário Alberto Santos; orador Dr. Luiz Gomes da Silva e os demais fundadores: José Eloi. Zacarias Ribeiro, Osmundo Lira, Olívio Barreto, José Casado, José Rodolfo, José Sodré, Amélio Leite- (ex deputado estadual) Jose de Castro e Placido Veras. O primeiro presidente efetivo, Antonio Miguel Moraes.

O Treze treinou pela primeira vez no Campo dos Currais, local onde atualmente está situado o Mercado Público de Campina Grande. O primeiro jogo oficial foi realizado no dia 06/11/1925, no Campo dos Currais, contra o Palmeiras Sport Clube, de João Pessoa, um grande time na época. O resultado da partida foi 1 x 0 para o time de Campina. O Treze era formado por: Olívio; Zé Eloi e Lima; Eurico, Zacarias do Ó e Zé de Castro; Rodolfo, Casado, Reis, Cotó e Guiné. Nesta mesma partida saiu o primeiro gol do Treze, marcado por Plácido Veras, o "Guiné", que também foi um dos seus fundadores. Guiné recebeu este apelido pelo fato de ser um jogador bastante veloz.

A primeira partida interestadual aconteceu no dia 11/06/1928, contra o Paissandu (RN), em Natal.O Treze venceu o jogo por 3 a 1 e conquistou a Taça Paissandu. O clube potiguar pediu revanche e novamente perdeu para o Treze, desta vez pelo placar de 2 a 1.

Em 1938 o Treze foi o campeão campinense e denominado pela primeira vez de “O Galo da Borborema”, tendo em vista que o nº 13 é galo no jogo do bicho. Na época foi criado um “bordão” bem conhecido: “Respeite o galo mundiça”

A primeira partida em Campeonatos Paraibanos aconteceu em 1939, quando perdeu para o Auto Esporte pelo placar de 3 a 2. Em seu segundo jogo na competição, a equipe trezeana ganhou da equipe tricampeã paraibana na época, o Botafogo, por de 8x1. Em 1940 sagrou-se, pela primeira vez , Campeão Paraibano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

^