Release

Já nas livrarias de João Pessoa, Sebo Cultural, Livraria do Luiz, Casa do Livro, Papel Impresso, Livraria Arco-Íris e Livraria Nordeste, a obra literária "PARA RIR ATÉ CHORAR COM A CULTURA POPULAR" do escritor e pesquisador Marcos França. Fruto de uma pesquisa de quase dois anos, a obra se transformou num verdadeiro documentário sobre cultura popular nordestina que traduz a essência dos trabalhos de poetas, cantadores, violeiros e repentistas e presenteia o leitor com informações e orientações sobre os extraordinários e inteligentes poetas populares.

O escritor e pesquisador foi Buscar na mais pura poesia sua essência e decifrar suas mais diversas formas de composições. Para mim, foi com essa intenção que o autor da obra "Para rir até chorar...com a cultura popular" fez um estudo e descreveu em mais de 300 páginas os variados ramos da cultura popular, traduzidas em poesias, cantorias, literatura de cordel, emboladas, canções, gestas e romances. A trajetória dos repentistas e o universo dos seus conhecimentos, são narrados no livro que mostra ainda aquilo que somente os grandes mestres da sabedoria popular podem interpretar fielmente.

O primeiro trabalho literário de Marcos Antônio Pessoa de França foi escrito com a paciência e o cuidado de um verdadeiro restaurador de obra de arte e chega às mãos dos leitores como uma aula de cultura. O autor, que é bancário, fez um trabalho de pesquisa, mas despejou sobre ele a leveza da criação e o que mais chama a atenção no livro é o cuidado, a delicadeza e o amor com os quais ele a esculpiu, respeitando a sabedoria popular e preservando a magia que está desaparecendo nos dias de hoje.

Marcos Antônio descobriu o bê-á-bá do cordel, causos que parecem apenas peças com rimas. Buscou comentar artigo por artigo, parágrafo por parágrafo de maneira clara, direta e precisa, ampliando o campo de estudo e pesquisa de quem necessita compreender a literatura de cordel. No livro, o autor repassa para o leitor as brigas poéticas engraçadas, cantadas ou faladas, de poetas nordestinos que foram publicadas em livros ou cd's. Uma farta pesquisa relaciona cordel, emboladas, quadras, sextilhas, martelos, mourões e outras. Tive a honra de assinar a orelha deste livro que acredito se transformar num best- seller da cultura popular nordestina. Torço pelo sucesso da obra deste grande pesquisador.


Jaquilane Medeiros
jaquilanemedeiros@yahoo.com.br
Jornalista


Nenhum comentário:

Postar um comentário

^