Como surgiu o dia dos namorados?

O dia 11 de junho é o dia de São Valentim. E também é o Dia dos Namorados, que tem origens que remontam aos tempos do Império Romano. Durante o reinado do Imperador Claudius II, Roma estava envolvida em diversas campanhas militares, tão sangrentas quanto impopulares. Claudius enfrentava, então, grandes dificuldades na recruta de novos soldados para as suas carentes legiões, e acreditava que a razão destas dificuldades residia no fato de os homens não quererem abandonar as suas namoradas, esposas e amantes. Ele resolveu então cancelar todos os noivados e proibir todos os casamentos em Roma.

Foi então que um certo bispo de Terni (cidade italiana a 75 km de Roma), de nome Valentim, resolveu começar a defender o direito ao amor no Império Romano. E, desobedecendo às ordens do Imperador, desatou a casar secretamente todos aqueles que assim o desejassem. Informado dessas cerimônias, Claudius resolveu prender o bom bispo, que permaneceu na prisão até o dia em que foi decapitado, a 14 de Fevereiro de 270.

E assim, depois de cerca de 200 anos, aquele religioso foi santificado em honra do que antes fizera pelo amor, em nome do qual morrera, e instituído o Dia de São Valentim. Esta tradição do Dia dos Namorados sobreviveu até aos nossos dias, mantendo-se, de uma maneira ou de outra, com os mesmos significados de outrora.


Um comentário:

  1. Se o Bispo morreu no dia 14 de feveiro
    porque o Brasil comemora no dia 11 de junho?

    ResponderExcluir

^