A origem do brigadeiro (doce)

O brigadeiro é um doce feito de leite condensado e chocolate em forma de bolinhas. Existem duas versões para o seu nome: uma inocente e a outra irreverente.

A primeira é a seguinte. Logo após a 2ª Guerra Mundial, havia racionamento de açúcar , ovos e leite no Brasil. Alguém quis fazer um doce e teve a idéia de misturar leite condensado com chocolate. O resultado foi um sucesso imediato. Seu primeiro nome foi negrinho, por causa de sua cor. Por essa época disputavam na campanha para presidente da República, o brigadeiro Eduardo Gomes e o general Eurico Gaspar Dutra. Bonitão. O brigadeiro conquistou o coração de um grupo de mulheres do bairro paulistano do Pacaembu, que organizavam festas para ajudar sua campanha. Elas preparavam negrinhos em casa e os vendiam na rua com o nome de brigadeiro, destinando o dinheiro ao fundo de campanha. Assim o doce ficou conhecido por esse nome. Apesar desse esforço e do slogan “Vote no brigadeiro. É bonito e é solteiro”, quem ganhou a eleição foi o general Dutra.

A outra, espalhada pelos adversários do candidato, é difícil contar sem incorrer em vulgaridade. Dizia-se que, numa revolta militar da qual participou no Rio de Janeiro (Levante dos 18 do Forte, em 1922), o brigadeiro foi ferido na genitália e perdeu os testículos. Daí o nome do doce, que era feito sem ovos . . .




2 comentários:

^