Os Nomes dos Meses

Desde muito tempo o ano é dividido em meses. O primeiro calendário, que tinha dez, começava com março e foi criado por Rômulo, primeiro rei de Roma. Seu sucessor, Numa Pompílio, acrescentou dois ao original: o 11º , janeiro e o 12º fevereiro. A partir de 46 a.C., Júlio César reformou o primeiro calendário, passando o ano a iniciar-se em janeiro. Em 1582, o papa Gregório XIII introduziu nova modificação, tornando-o mais preciso, com melhor definição do ano bissexto. Esse calendário, chamado Calendário Gregoriano, é o que hoje adotado na civilização ocidental. Os nomes dos meses são ligados à Mitologia, personagens históricas, práticas agrícolas e a numeração ordinal. São eles:

Janeiro – Januarius, mês do deus Janus, homenageia um dos principais deuses de Roma, tido como guardião de todas as portas e entradas. Tinhs duas faces: uma voltada para a frente e outra para trás.

Fevereiro – Februaius, mês das expiações. Todos os anos, em 15 de fevereiro acontecia um festival de purificação chamado februa, plural de februum, quando eram oferecidos sacrifícios aos mortos, para apaziguá-los.

Março – Martius, mês do deus Marte, deus da guerra., que representava para os antigos romanos a ação, o prazer da batalha, a iniciativa, a prontidão para o combate, a honra, o desafio e a vitória que a luta traz. Nesse mês os romanos celebravam festas em sua honra.

Abril – Aphrilis. Corruptela de Aphrodite, nome grego da deusa Vênus, do amor, beleza e do prazer. Mas alguns acham que o nome vem de aprilis, do verbo latino aperire, abrir, pois esse era o mês em que os botões das flores se desabrochavam, marcando a primavera.

Maio – Maius. Mês da deusa Maia que, segundo a mitologia, se uniu a Júpiter para tornar-se mãe de Mercúrio. Ela é deusa da fecundidade, e da projeção da energia vital.

Junho – Junios, mês da deusa Juno, irmã e esposa de Júpiter. É representada pelo pavão sua ave favorita. É a deusa protetora das mulheres, especialmente das esposas legítimas, da maternidade e do casamento.

Julho – Julios. Mês consagrado a Julio César, imperador romano, assassinado em 44 a. C.

Agosto – Augustus. Foi uma auto-homenagem do imperador romano Otavio Augusto, um dos maiores administradores da história. Inicialmente era chamado de sextillis, por ser o sexto mês do calendário. Sextillis tinha 30 dias, mas para não ficar menor que Julio, que tinha 31, o imperador retirou um dia do mês de fevereiro para que agosto também tivesse 31 dias. Essa é a razão pela qual julho e agosto são os únicos meses consecutivos com 31 dias.

Setembro – September, sétimo mês. Septem é sete em latim. Era o sétimo mês do calendário antes da modificação feita pelo imperador Numa Pompílio.

Outubro, Novembro e Dezembro – October, oitavo mês, octo é oito em latim; november, nono mês, novem é nove em latim; december, décimo mês, decen é dez em latim. Originalmente eles eram o oitavo, o nono e o décimo mês do calendário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

^