O Rei Artur e a Távola Redonda existiram realmente?

Artur foi um rei lendário que teria vivido no país de Gales entre o final do século V e início do século VI e incentivado a resistência do povo celta contra os anglo-saxões. Não se sabe se ele realmente existiu. Não foram encontrados documentos sobre o seu reino.
As histórias sobre Artur e sua corte se tornaram populares na Europa com o livro História dos reis da Bretanha do escritor inglês Geoffrey de Monmouths, no século XII. Provavelmente os escritores que falaram sobre o rei Artur como um grande conquistador inspiraram-se nas histórias e lendas que rodeavam grandes líderes reais como Alexandre, o Grande (356 a.C - 323 a.C) e Carlos Magno (742-814).
Foi Chrétien de Troyes, entre outros escritores franceses do final do século XII, que "inventou" a Távola Redonda, uma grande mesa na qual Artur se sentava com seus cavaleiros para discutir estratégias de ação. Foi também Chrétien quem acrescentou a busca do Santo Graal (cálice usado por Jesus Cristo na última ceia) entre as façanhas a serem realizadas por Artur.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

^