O surgimento de TEX (Quadrinhos)

A primeira edição do cowboy Tex chegou às bancas italianas no dia 30 de setembro de 1948 e rapidamente se tornou uma mania nacional, um vício, uma lenda, passando a ser referência no mundo dos quadrinhos. O formato da revista criada por Gian Luigi Bonelli nos textos e Aurelio Galleppini nos desenhos era o mesmo de um talão de cheques, contendo 32 páginas de três desenhos cada, em episódios conclusivos e continuados, podendo ter ou não ligação entre si, de periodicidade semanal. As revistinhas formavam séries, que iam recebendo nomenclaturas do oeste.

Tex Willer foi apresentado como um cavaleiro solitário que fazia justiça com as próprias mãos e por isso era taxado de fora-da-lei. Mas logo entrou para a corporação dos Rangers do Texas e tornou-se um temido defensor da lei e da ordem. Conheceu Kit Carson, um Ranger competente e amigo, com quem travou uma amizade firme que se prolongou por toda a sua vida. Carson é o seu fiel escudeiro na maioria das centenas de aventuras que já foram publicadas.

Já na primeira aventura como Ranger, Tex contracena com os índios Navajos e acaba casando com a filha do chefe, Lilith, que queria a paz com os brancos. E pouco depois ganha o apelido de Águia da Noite, que o acompanhará por toda a vida. Sua esposa morreu, deixando-lhe um filho, Kit Willer, que também se tornará um parceiro. Conhece também o índio Jack Tigre, fechando o time de justiceiros que cobre o território selvagem. Tex age sozinho, com um dos amigos ou com todos ao mesmo tempo, dependendo do caso. O filho e o índio são mais fogo de cobertura.

Nessa incrível saga, Águia da Noite ganhou notáveis amigos e grandes inimigos. Assim, fomos apresentados a pessoas formidáveis como Pat Mac Ryan, Jim Brandon, Gros-Jean, Tom Devlin, Cochise, Nat Mac Kennety, Montales, General Davis e muitos outros. Do outro lado, o herói passou momentos difíceis devido às ações de antagonistas do calibre de Mefisto, Jack Thunder, O Mestre, Tigre Negro, Ruby Scott, Yama, O Dragão, Macredy, James Parker, Cruzado, Cobra e Coronel Oliveira, por exemplos.

Em outubro de 1958, a revista passou do formato talão de cheques para o atual, medindo 21 x 16 cm, trazendo a aventura "A Mão Vermelha". Com o tempo, devido ao aumento de folhas e tamanho das histórias, a editora teve novos colaboradores, tanto para as aventuras, como para a arte final e os desenhos.

Quando Tex foi criado, a editora familiar dos Bonelli se chamava Audace, administrada pela esposa do escritor, Tea Bonelli. Mais tarde, mudou o nome para Sergio Bonelli Editore, o filho do escritor. Tornou-se a maior editora de quadrinhos de aventura do mundo e ainda continua firme, 60 anos depois de sua fundação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

^