A Origem do nome Oscar (Cinema)

Quando em 1927, a Academia de Hollywood instituiu-se para premiar as melhores realizações do ano, o prêmio não tinha nome, assim permanecendo até o começo da década de 30. A estatueta, concebida pelo diretor de arte Cedric Gibbons e pelo escultor George Stanley era entregue sem nome, apenas com a expressão genérica de “Os melhores segundo a Academia”.

Foi por volta de 1931 que uma secretária da Academia, de nome Margareth Herrick, avistou pela primeira vez a estatueta e, incontida, soltou um comentário pessoal: “Parece com o meu tio Oscar”. Por acaso, a imprensa estava por perto e no dia seguinte os jornais estamparam que o prêmio já tinha nome. A brincadeira pegou de tal forma que . . . o resto da história já sabemos. Dizem que depois a tal secretária negou a semelhança da estatueta com o seu parente, mas aí já era tarde. O nome já tinha se consagrado.

Uma outra versão dá conta que a atriz Bette Davis o teria apelidado assim, dado a semelhança da estatueta com seu primeiro marido, comparação ouvida por um jornalista presente no momento, que a publicou em seu jornal.

De qualquer modo o apelido pegou de tal maneira que até hoje é o nome pelo qual o Prêmio de Mérito da Academia (nome oficial) é conhecido mundialmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

^