Mercedes Cavalcanti

Maria Mercedes Ribeiro Pessoa Cavalcanti nasceu em 17/07/1954. Paraibana com raízes na cultura espanhola graças a filiação por parte da mãe. Filha de Antonio Ribeiro Pessoa e Mercedes Troncoso Novelle, Mercedes nasceu na Capital paraibana. Mantém sempre um pé em Viña del Mar - Chile, mas o seu domicílio é mesmo a praia do Cabo Branco. Na infância chegou a morar também nos bairros pessoenses do Centro e de Jaguaribe. Mais tarde, já na fase adulta, Mercedes também faz contato com a cultura de outras regiões como os anos vividos no Rio de Janeiro. Lá fez especialização em Literatura Brasileira; e depois em Grenoble, França, onde cursou mestrado em Teoria da Literatura. Já ministrou aulas de Inglês, Português, Literatura e Arte no Unipê, Funac, na rede estadual, no colégio João XXIII e em escolas de idiomas. Hoje, é professora do Departamento de Letras da UFPB.

Livros:

-A Volúpia dos Anjos
Imagine se um apóstulo de Cristo, durante a Santa Seia, ao reclinar a sua cabeça sobre o ombro de Jesus, num piscar de olhos é transportado para o terceiro milênio e ao invés de estar ao lado de Jesus, está ao lado de um ator que o representa no espetáculo da ‘Paixão’ em Nova Jerusalém, em Pernambuco. Assim é o enredo de ‘A Volúpia dos Anjos’, o mais novo romance da escritora paraibana Mercedes Cavalcanti, a Pepita. A obra sai nacionalmente pelo selo da editora A Girafa. “O romance se passa mais no terceiro milênio e mantém essa tensão: pode ser delírio ou realidade. Essa questão eu não respondo e deixo em aberto para o leitor”, completa a autora.

− Presença do Conto Paraibano.
− O Ouro dos Dragões.
− O Vinho de Caná.
− Quatro Luas. Contos. Várias autoras
− LEITE, Ascendino (Poesias) & CAVALCANTI, Mercedes
− A Volúpia dos Anjos.
− Filhas do Sol. Crônicas. Várias autoras
− El Manuscrito de Hannah. Romance.
- O Chamado dos Deuses



Um comentário:

  1. Pousei temporariamente em João Pessoa depois de longas caminhadas. Com muita alegria, reencontrei os nossos amigos Chico Viana e Denise. Ao começar a ler "A Idade do Bobo"de Chico Viana, li o seu prefácio e fiquei deslumbrada não só com as crônicas quase contos de Chico, mas com a sua apreciação literária do texto literário de Chico. É com muita alegria que lhe envio meus parabéns por todo o seu desempenho como professora do curso de letras, escritora de romances e artista plástica. Ainda tenho uma foto da nossa formatura de Letras que eu gostaria de partilhar com você. Eu estou no facebook como Almira Hagen. Abraços, Almira

    ResponderExcluir

^