O Fidalgo de um lado só

Pelos idos de 1800, governava a Paraíba o capitão Amaro Joaquim, que também era Comendador da Ordem de Cristo. Por esse tempo muitos indivíduos perambulavam à noite pela cidade, com os rostos cobertos, a perturbar a ordem pública. Um tal de Nogueira, filho de uma mulata com um dos homens mais importantes da Província, era um desses arruaceiros, raptando moças e matando aqueles que reagissem a ele. Mas o mulato terminou, afinal, sendo preso. O historiador Henry Koster assim narra o fato:

“Amaro Joaquim queria fazê-lo executar, mas percebendo as dificuldades criadas pela família, que intercedia, mandou que o açoitassem. Nogueira disse que era meio-fidalgo, homem nobre e essa punição não podia ser aplicada.
O Governador então ordenou que só lhe fosse surrado um lado do corpo, para que o lado fidalgo não sofresse, devendo Nogueira indicar qual era o seu costado aristocrático. E, castigado dessa maneira, depois de haver permanecido muito tempo na prisão, foi desterrado, por toda a vida, para Angola.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

^