Ricardo Anisio

Ricardo Anísio é poeta, escritor, jornalista, crítico musical e cronista. Seu interesse pela música, arte e cultura surgiu desde os 15 anos de idade, quando foi apresentado a Geraldo Vandré. Ele nasceu na mesma rua em que moravam familiares seus e o contato o fez despertar para a música. Em seguida ficou amigo de Vital Farias, Zé Ramalho, Cátia de França... E aí não tinha como não se apaixonar pela música.

Em 1978 começou a escrever sobre artes no jornal Correio da Paraíba. Como jornalista e crítico musical, trabalhou em diversos jornais e revistas, como nos jornais: Correio da Paraíba, O Norte, A União, O Momento e ContraPonto. Também atuou em emissoras de rádio como a FM O Norte, FM Tambaú, Tabajara AM, FM Correio Classe A. Atualmente escreve uma coluna para o jornal O Norte e outra para a revista A Semana, além de se dedicar a escrever outros livros.

Livros:

-Canção do Caos
O autor coloca no mercado seu quarto livro de poemas, desta vez com o artista plástico Flávio Tavares, que fez 20 desenhos, entre as quais o da capa. Lançado pela Forma Editora (127 pag.), o livro recebeu referências positivas na imprensa pernambucana, além de ser recomendado por figuras como Haidée Camelo, W.J. Sooha, Neide Medeiros, Luiz Berto, Sergio de Castro Pinto, Ronaldo Monte e Geraldo Azevedo, que está concluindo uma canção, musicando um dos poemas do Autor.

-Simulacro
O livro conta com 50 poesias que não possuem tema específico, mas reflete um momento importante da vida do autor que foi o período em que seu pai esteve doente. A capa da publicação foi toda ilustrada pela artista plástica e escritora Mercedes Cavalcanti, a Pepita.

-MPB de A a Z
Os amantes da música popular brasileira ganharam de presente este livro de Ricardo Anísio. Com 300 páginas, a obra é considerada como uma ótima oportunidade para debater sobre ícones e movimentos que marcaram a história do cancioneiro nacional. . “Este livro não tem tanta pretensão quanto o título possa sugerir, mas, ao mesmo tempo, talvez provoque muito mais debate do que aparente", afirma Ricardo. O autor aborda de forma igualmente democrática, movimentos como o Mangue Beat, e Grupos como Legião Urbana, Trio Nordestino, Paralamas do Sucesso, Antônio Barros & Cecéu entre outros. Não se furta a enfocar artistas polêmicos como Geraldo Vandré. Avalia os gênios malditos como Sérgio Sampaio. Mergulhando nas profundezas da MPB, ressuscita esquecidos no tempo, a exemplo de Roberto Silva, e trás a tona outros como Luiz Tatit e Sérgio Santos

Contatos do autor:

-email: ricardoanisio@jornalonorte.com.br; ricardo.anisio@gmail.com; ricardo_anisio@hotmail.com.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

^