Sônia Ramalho

Sônia Lúcia Ramalho de Farias é paraibana, doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, ensaísta e professora de Literatura Brasileira e Teoria da Literatura no Programa de Pós-Graduação e no Curso de Graduação em Letras da UFPE, onde também coordena o projeto integrado de pesquisa Imagens do Brasil na Literatura.

Foi durante dezoito anos professora da UFPB, sua universidade de origem. Tem vários ensaios publicados em livros, revistas e periódicos, entre os quais se destaca O sertão de José Lins do Rego e Ariano Suassuna: espaço regional, messianismo, cangaço" - originalmente sua tese de doutorado, defendida na PUC-RJ em 1988, sob a orientação de Silviano Santiago. Organizadora, entre outros, dos livros Literatura e Cultura: tradição e modernidade, Imagens do Brasil na literatura, em parceria com João Denys A. Leite, A representação do oprimido: estudos, em colaboração com Maria Ignez Ayala. É ainda autora de dois verbetes sobre José Lins do Rego na Biblos – Enciclopédia Verbo das Literaturas de Língua Portuguesa. Lisboa, São Paulo: Verbo, 2001, v. 3 e 4

Livros:

-O Sertão de José Lins e Ariano Suassuna
Nesse livro, a autora aborda a perspectiva das obras desses escritores em relação à questão regional tematizada, redimensionando sua significação no panorama da literatura brasileira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

^