Como surgiu o nome Corinthians? (Futebol)

Na noite de 1º de setembro de 1910, cinco operários do bairro do Bom Retiro, em São Paulo, esperavam o bonde para voltar para casa na esquina da Rua dos Italianos com a Rua José Paulino no bairro do Bom retiro. Estavam sentados em frente a uma confeitaria, iluminados apenas pela luz de um lampião de gás, Eram eles: Joaquim Ambrósio e Antônio Pereira (pintores de parede), Rafael Perrone (sapateiro), Anselmo Correia (motorista) e Carlos Silva (trabalhador braçal). Esses trabalhadores estavam decidindo fundar um clube de futebol.

O clube só receberia esse nome nas reuniões que se seguiram à data oficial de fundação, realizadas na casa do alfaiate Miguel Bataglia, futuro primeiro presidente do clube. Vários nomes foram sugeridos, como Santos Dumont (numa homenagem ao pai da aviação) e Carlos Gomes (em referência aos italianos do bairro, já que o maestro escrevia suas óperas em italiano). De repente, Joaquim Ambrósio propôs o nome de Corinthians Paulista, recordando um time de estudantes ingleses (o Corinthian Casuals Foorball Club) que havia passado à época pela cidade, disputando partidas amistosas no antigo estádio do Velódromo, no bairro da Consolação, além do Rio de Janeiro, vencendo todas, e deixando boa recordação para aqueles cinco rapazes. Essa equipe também fora criada à luz de um lampião de gás.

O novo Corinthians Paulista surgiu dessa maneira e foi projetado para ser um clube de massa. De fato, talvez por ter nascido num bairro operário, virou paixão de multidões pelo Brasil afora. O time, a principio, era formado por aqueles operários e outros oito amigos. A equipe jogou em seus primeiros anos com uma camisa creme com os punhos pretos, semelhante a do Corinthians inglês. O creme, ao desbotar com as lavagens, foi substituído pelo branco. Desde então, a camisa branca é utilizada como parte do uniforme principal.

O Corinthians foi o primeiro clube de São Paulo a abrir espaço para pessoas de origem mais humilde, fato que se reflete em um de seus apelidos: clube dos operários. Sua torcida, a "Fiel" (como é conhecida), representa segundo pesquisas a segunda maior quantidade de torcedores de um clube do país (aproximadamente 25 milhões) e a quarta do planeta.


Um comentário:

^