De onde vem a Suástica?

A suástica não foi inventada por Hitler ou pela Alemanha Nazista. A cruz gamada, como também é conhecida, é um dos símbolos místicos mais difundidos e antigos do mundo. É encontrado do extremo Oriente à América Central, passando pela Mongólia, pela Índia e pelo norte da Europa. Foi conhecido dos celtas, dos etruscos, da Grécia antiga. Alguns quiserem remontá-lo aos atlantes, o que é uma maneira de indicar sua remota antiguidade. Qualquer que seja sua complexidade simbólica, a suástica, por seu próprio grafismo, indica manifestamente um movimento de rotação em torno do centro, imóvel, que pode ser o ego ou o pólo. É, portanto, símbolo de ação, de manifestação, de ciclo e de perpétua regeneração.

Foi só por volta de 1920 que a liderança do então pequeno Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães via crescer as fileiras de adeptos e carecia, portanto, de se ter uma bandeira ou um símbolo para os seus partidários. Consciente desta necessidade, Adolf Hitler adotou a cruz gamada na bandeira do seu partido e ela também se tornou símbolo oficial do Terceiro Reich.


3 comentários:

  1. me ajudou mto esse site parabens para quem criou

    ResponderExcluir
  2. Sou professor de História e vi uma coisa interessante aqui em Belém.Uma casa antiga, do tempo da "Belle Epoque" amazônica, (segunda metade do século XIX/ início do século XX-até 1913 aproximadamente). No alto, bem acima da porta, próximo ao talhado alguns símbolos, algumas suásticas e mais acima umas letras que parecem simbolos judaicos. O que pode significar? Já me disseram que talvez seja algo relacionado a maçonaria, que neste época tinha bastante influência em várias cidades brasileiras. Fiquei intrigado. O que pode significar esta relação de suásticas com símbolos judaicos no tempo da "Belle Epoque" amazônica, correspondente ao período áureo de exploração da borracha?
    Márcio Rodrigues-Belém-Pará-marciojrodrigues@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Eu achei parecido com a letra Aleph do alfabeto hebraico

    ResponderExcluir

^