Bibliotecas de João Pessoa (PB)

Biblioteca Pública do Estado:
Prédio secular, sua construção teve início entre 1874 e 1875 e inaugurado em 1886. Começou abrigando a antiga Escola Normal, depois Palácio do Governo, aulas de alfabetização e Tribunal de justiça. Somente em 1939 iniciou suas atividades como biblioteca. Ao longo de sua existência passou por algumas reformas. Conta com um acervo de cerca de 10 mil livros de todas as áreas do conhecimento. Além de um espaço para pesquisa é também, local de exposições, lançamentos de livros, entre outros eventos culturais. Está Localizada na Av. General Osório, centro. Em 1980 o prédio foi tombado pelo Patrimônio Artístico e Cultural do Estado.

Biblioteca Juarez da Gama Batista:
Conta com acervo de mais de 90 mil livros, além de revistas, jornais e periódicos. Funciona de segunda à sábado das 7h30 ás 18h e aos domingos só até o meio-dia. Local: Fundação Espaço Cultural da Paraíba – FUNESC- Rua Abdias Gomes de Almeida, 800 – Tambauzinho – João Pessoa. Informações: (83) 3211 - 6207

Biblioteca Infantil:
Conta com obras de literatura infantil e livros didáticos de ensino fundamental para empréstimo e pesquisa. No acervo, há enciclopédias, dicionários, livros paradidáticos, coleções e revistas. Além disso, oferece atividades como: Hora do Conto (baseadas em histórias infantis) para crianças de escolas públicas e provadas com pré-agendamento. Funciona de segunda a sexta das 8h ás 18h. Local: Fundação Espaço Cultural da Paraíba – FUNESC - Rua Abdias Gomes de Almeida, 800 – Tambauzinho – João Pessoa. Informações: (83) 3211 – 6268

Biblioteca Irineu Pinto:
Funciona no prédio do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba (IHGP), localizado na Rua Barão do Abiaí, 64 no centro da cidade. Detentora de um acervo documental sobre o país e a Paraíba, é uma biblioteca com mais de 40 mil títulos (entre livros, jornais, periódicos e folhetos) e um pequeno museu com peças de grande valor histórico.

Biblioteca da Fundação Casa de José Américo:
Tem um acervo de mais de 10 mil volumes, permanentemente enriquecida com aquisições e doações. Está localizada na casa onde morou esse escritor paraibano, sede da Fundação que leva o seu nome, localizada na Av. Cabo Branco, 3336, na Praia do Cabo Branco. Maiores informações pelo fone 3214-5802.

Biblioteca Central da UFPB:
Localizada no Campus I da Universidade Federal da Paraíba, conta com um rico acervo de todas as áreas do conhecimento. Funciona de segunda a sexta. Maiores informações pelo fone 3216-7105.

Biblioteca do SESC:
Conta com um vasto acervo sobre literatura, com destaque para a Literatura Infantil, além de um bom material referente ao ensino médio e fundamental. Funciona no prédio do SESC, localizado na Av. Desembargador Souto Maior, 281 – Centro. Informações pelos fones 3208-3154 e 3208-3151.


Um comentário:

  1. laurar.ferreira@ig.com.br18 de junho de 2010 às 06:24

    Bom dia !
    Gostaria de receber algum material que pudessemos expor sobre a cultura Nordestina em nosso Centro Educacional. O evento será no mês de Julho. Obrigada pela atenção.

    Laura

    ResponderExcluir

^