Ronaldo Cunha Lima

Ronaldo José da Cunha Lima nasceu em Guarabira, em 18/03/1936. Estudou no Colégio Pio X e e no Colégio Estadual do Prata em Campina Grande. Bacharelou-se em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da UFPB.

Em 1951 iniciou a vida como vendedor de jornais, depois como garçom, no restaurante do seu irmão Aluísio, trabalhou na Associação Comercial de Campina Grande, na Rede Ferroviária do Nordeste e no Cartório de D. Nevinha Tavares, tudo isso para custear os seus estudos e ajudar as despesas domésticas. Ronaldo também desde jovem, já demonstrava vocação para a política.

Ainda estudante, Ronaldo foi representante estudantil e vice-presidente do Centro Estudantil Campinense. Começou a sua carreira política sendo vereador de Campina Grande e prefeito eleito em 1968. Em 1969 teve os seus direitos políticos cassados, passando dez anos no ostracismo, indo para São Paulo e Rio de Janeiro. recomeçando a sua carreira de advogado. Anistiado, em 1982, foi reconduzido à prefeitura de Campina Grande, pelo voto popular. Foi governador do Estado entre 1991 e 1994, senador entre 1995 e 2002, deputado federal entre 2003 e 2007. É pai do ex-governador da Paraíba Cassio Cunha Lima.

Também é poeta e escritor. Membro da Academia Campinense de Letras, Ronaldo ingressou na Academia Paraibana de Letras em 2004, ocupando a cadeira número 14, que tem como patrono Eliseu Elias César.

-Livros:

- Velas Enfunadas – Poemas à Beira Mar:
Como o próprio nome já revela, Ronaldo faz do mar a sua grande musa inspiradora, e exercita todo o seu conhecimento das métricas poéticas, ao reunir, na obra, sonetos, poemas livres, quartetos, quintetos, sextilhas, décimas e trovas. Às coisas do ambiente marinho, o autor soma as coisas do amor. Ronaldo está, aparentemente, sozinho à beira-mar, onde contempla barcos, pescadores, banhistas, gaivotas, nuvens e pegadas. Na verdade, o poeta é acompanhado por uma multidão de seres invisíveis, habitantes de sua memória prodigiosa: amigos e mulheres... se reais ou fictícios, não importa. O livro reúne 71 poemas que têm o mar como cenário. Destes, mais da metade são sonetos, em cuja métrica Ronaldo se mostra muito à vontade. Escritos em intervalos de mais de dez anos, alguns poemas que compõem Velas Enfunadas são testemunhos da passagem de Ronaldo por praias do Brasil e até de Cuba, onde esteve quando era governador da Paraíba. Assim, Varadêro, um paraíso caribenho de águas quentes, se une a Camboinha, Tambaú, Tabatinga, Cabo Branco e Copacabana como “musas difusas e profusas” do poeta.

-Outros:

• 50 canções de amor e um poema de espera, 1955
• Livro dos tercetos - Em defesa da língua portuguesa (discurso no Senado Federal, 1998)
• 3 seis, 5 setes, 4 oitos e 3 noves - grito das águas (discurso no Senado Federal, 1999)
• A seu serviço II, 1999
• A seu serviço III, 2000
• Roteiro sentimental – fragmentos humanos e urbanos de Campina Grande, 2001.
• Breves e leves poemas, 2005


Nenhum comentário:

Postar um comentário

^