Efigênio Moura

Filho de alagoano de Pindoba e pernambucana de Lajedo, Efigênio Moura é paraibano da cidade de Monteiro. Neto de poeta e Radialista alagoano, herdou do avô a força das frases, feitas em momentos de observação e descontração. A verve que o acompanha desde cedo tem DNA incrustado entre Pindoba, Palmeira dos Índios e Viçosa em Alagoas e Monteiro e outras regiões do Cariri Paraibano, onde fez vasta pesquisa do que por ali ocorreu, tendo como referência fontes vivas com seus causos e paisagens naturais.

Efigênio é formado em Marketing Estratégico pela Faculdade Paraibana de Processamento de Dados (FPPD), trabalhou em diversas emissoras de rádio de nosso Estado, dentre elas a Panati FM, Itatiunga FM, ambas de Patos.

Livros:

-Ciço de Luzia:
O livro conta a estória de amor de Ciço Romão (nome herdado de seu padrinho) e Luzia. Ele é um trabalhador da Fazenda Macaxeira, situada no Cariri Paraibano, de propriedade de Zé Vando. Batalhador, honesto, humilde e respeitador, Ciço nutre uma paixão possível pela filha do patrão. Ela, única filha de Zé Vando e Dona Judith, é uma moça ingênua, meiga e prendada. No desenrolar do namoro escondido acontecem encontros e desencontros: ciúme, povocações, descobertas e obstáculos por que passa o casal. Ambientada nos anos 70, a narrativa explora as sensações entre os personagens, cujos diálogos são quase todos no ‘matutês’, reproduzindo uma característica de alguns nativos do Cariri e Sertão paraibano. Para melhor entende-los, depois de cada capítulo o leitor encontrará um pequeno glossário, com o significado das palavras ditas pelos personagens. E no final . . . bem, aí vocês vão ter que ler o livro.

-Eita Gota! (Uma Viagem Paraibana)
Tendo como referência a obra de Ariano Suassuna e Jessier Quirino, o livro conta a estória de Das Neves, monteirense da Rua dos Pereiros, que leva seu neto para pagar uma promessa na Basílica de Nossa Senhora das Neves.
A subida da ladeira da Borborema parece ser a única complicação em que Das Neves e seu neto se metem. Depois de cumprido o compromisso, eles voltam para Monteiro, no quase final do Cariri paraibano. Juntam-se a Horacio, Flora, Agripino e Quitéria e dentro de uma veraneio ano 1973, toda irregular, assim como o motorista, Seu Agripino, fazem a viagem de volta.
É quando eles passam por todas as situações de quem já viajou em transporte alternativo, vivendo momentos de fortes emoções, com amores cruzando a estrada, confusões estourando a qualquer momento, muito humor e muito ufanismo, sempre retratando a poesia que se assopra pelo vento frio e poeirento da região. Eita Gota! conta ainda, de forma resumida, a origem de 13 cidades por onde passa o carro de Seu Agripino, misturando personagens reais e fictícios em cenas de humor e forte emoção.

Contatos:

http://twitter.com/efigeniomoura
efigenio65@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

^