Coronel Nóbrega

Paraibano de Santa Luzia, João Bezerra da Nóbrega é Bacharel em segurança pública pela Academia de Polícia Militar de Pernambuco. Coronel reformado da Polícia Militar, formou-se ainda em Letras, pela Fundação Francisco Mascarenhas de Patos (PB). Pesquisador do cangaço, ele ressalta que trabalhou na corporação, no campo operacional, “em constante risco de vida, portanto, bom conhecedor de polícia, bandidos, jagunços, pistoleiros, traficantes…e cangaceiros”.

-Livro:

Lampião e o Cangaço na Paraíba –
Após pesquisar durante uma década, o autor distribuiu o resultado de suas observações em 345 páginas, divididas em 46 capítulos, onde conta as passagens de Virgulino Ferreira, o Lampião, junto com seu bando, pelo Sertão Paraibano. No livro, o leitor é convidado a "viajar, numa máquina do tempo”, embalado pelos escritos e a memória do autor, que consegue fazer uma análise sociológica do cangaço e da polícia paraibana, enxergando no passado os dilemas, as agruras e os erros que são cometidos no presente de nossa história.
Sua leitura nos leva a adentrar num passado não tão distante do sertão paraibano, em busca dos cangaceiros e das volantes que lutaram, sofreram e derramaram sangue em solo tabajara. Questões como vingança, honra, desonra, coragem, covardia, ódio, amor, crueldade, traição, deserção, religiosidade e muita ação, foram compartilhadas por homens que viveram em nossa tórrida paisagem nordestina. O autor tece uma análise sociológica desses acontecimentos com isenção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

^