Itapuan Bôtto Targino

Natural de João Pessoa, com formação em ciências jurídicas e pedagogia, Itapuan Bôtto Targino é membro da Academia Paraibana de Filosofia e do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba. Com diversas atuações como gestor, atualmente é diretor de Informação Institucional do Tribunal de Justiça. Já publicou mais de dez obras, dentre outras “Manual do Cerimonial”, “A propósito da educação” e “100 anos do Ensino Fundamental Brasileiro”.

Livro:

-Pensamentos e Ações:
Com prefácio assinado pelo vice-presidente da Academia Brasileira de Filosofia, Francisco Martins de Souza, e capa de Milton Nóbrega, a obra contém 246 páginas com temas de interesse da sociedade, abordados em conferências e palestras proferidas pelo escritor (inclusive, algumas internacionais). São 57 textos que apresentam o pensamento e as impressões do autor sobre os mais variados temas. Segundo o prefaciador, ao fazer a organização dos temas desenvolvidos na obra, Itapuan reflete sobre a vida em exercício permanente, visando ao aperfeiçoamento do ser humano por meio da cultura e abrindo uma nova trilha no campo da formação cultural pedagógica brasileira.


3 comentários:

  1. Tive o privilegio de estudar na antiga ETFPB quando Professor Itapuan foi o diretor da mesma, e aprendi a respeita-lo e admira-lo como pessoa e educador.
    Na epoca eu fui beneficiario de uma bolsa-trabalho, criacao de sua gestao para ajudar estudantes carentes e pude trabalhar sob sua direcao na diretoria da dita escola.
    Obrigado Professor Itapuan pelo seu exemplo.

    ResponderExcluir
  2. A Rede Educacional da Paraíba tem de fazer um tributo ao modelo de Diretor da Escola Técnica Federal da Paraíba de todos os tempos, Itapuan Bôtto Targino, pelos seus bons serviços prestados à cultura paraibana. Bem como ainda ainda ter elevado ao seu mais alto podium a educação da Paraíba frente à cena inaugural de sua conjuntura educacional em nível nacional.

    ResponderExcluir

^